Saúde

Plantas que ajudam a absorver a humidade da casa

Notícias de Coimbra | 10 minutos atrás em 22-01-2025

Imagem: DR

Fique a conhecer algumas plantas que ajudam a absorver a humidade da casa. Uma solução natural para tratar deste problema tão comum em muitas casas.

PUBLICIDADE

publicidade

Ter humidade em casa não é algo atrativo e pode ter consequências. Uma casa com humidade tem um problema que deve ser solucionado com a maior celeridade possível.

PUBLICIDADE

Quando há excesso de humidade numa casa, o ar apresenta-se demasiado húmido, levando ao surgimento de efeitos indesejados, nomeadamente bactérias, bolor e fungos.

A habitação com este problema apresenta janelas e vidros embaciados. Além disso, espaços pouco ventilados e com humidade tendem a ficar negros. Esses danos manifestam-se frequentemente nas paredes e no teto. Este problema não afeta só a casa materialmente. Também pode afetar os moradores.

Uma casa com o problema da humidade pode contribuir para o desenvolvimento e/ou agravamento de condições de saúde, nomeadamente em pessoas com problemas respiratórios.

A humidade promove a propagação de ácaros. Por isso, contribui para o desenvolvimento de alergias.

Alguns dos sintomas mais comuns são a irritação da pele e as infeções respiratórias.

Desta forma, facilmente se verifica que a humidade não é só um problema estético. Ela retira o conforto que é tido como fundamental em qualquer lar. Existem algumas soluções para combater a humidade (manter a casa ventilada, abrindo janelas, usando desumidificadores e exaustores na casa de banho e na cozinha, entre outras), mas há uma que nos permite decorar a casa, enquanto realizamos essa tarefa tão importante: usar plantas. Recorrer a plantas é uma estratégia tremendamente eficaz.

Fique a conhecer algumas plantas que ajudam a absorver a humidade da casa. Uma solução natural para tratar este problema tão comum em muitas casas.

Catos

Esta planta apresenta uma capacidade inata de absorver a humidade. Estas são considerados as plantas mais populares com esta função. Elas têm a vantagem de serem plantas fáceis de cuidar. Quem tem pouca experiência com plantas de interior, deve apostar nos catos.

Crisântemo

Esta planta é originária da Ásia, sendo frequentemente usada na China como planta medicinal. A “juhua” dos chineses permite purificar o ar e ainda contribui para reduzir o bolor.

O Crisântemo (Chrysanthemum) permite eliminar poluentes, nomeadamente amónia,
benzeno, formaldeído, tricloroetileno.

Planta Aranha

Esta planta tem este nome, porque as folhas fazem lembrar pequenas aranhas. O Phlangium revela-se um absorvedor de humidade de excelência. Esta planta tem a vantagem de crescer com facilidade em qualquer circunstância.

Espada de S. Jorge

Esta planta é perfeita para zonas húmidas. A Espada de S. Jorge consegue contribuir eficazmente para a eliminação dos esporos de mofo do ar.

Por isso, é uma das plantas que ajuda a absorver a humidade da casa. Ela também cumpre eficazmente um papel importante: absorve poluentes, nomeadamente xileno, formalídeo, benzeno, tricloroetileno e tolueno do ar.

Esta planta faz bem ao ambiente. Por isso, revela-se um item decorativo valioso. Para ter uma Espada de S. Jorge em casa, basta ter zonas iluminadas, sem luz direta. Deve regar esta planta com moderação.

Golden Pothos

Esta planta também é bastante eficaz na absorção de humidade. Golden Pothos consiste numa espécie muito comum que pode ser adicionada em qualquer lar. Trata-se de uma planta fácil de manter.

Como consegue tolerar uma variedade de condições de luz, Golden Pothos é vista como um elemento natural versátil. Com utilidade, enquanto item decorativo. Por isso, ela integra esta lista de plantas que ajuda a absorver a humidade da casa.

Nephrolepis exaltata

A folhagem densa desta planta que se apresenta numa cor verde brilhante permite destacar-se. Este elemento decorativo natural destaca-se pelo formato. Tem folhas delgadas e estreitas que permitem a formação de uma copa alongada.

Nephrolepis exaltata é um feto reconhecido pela capacidade de purificar o ar e combater a humidade. Esta planta absorve dióxido de carbono e liberta oxigénio. Por isso, revela-se um item decorativo valioso, porque permite melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.

Orquídeas

Estas plantas são oriundas de zonas húmidas. A humidade do ar de uma casa com esta planta é absorvida. Por isso, as orquídeas combatem a progressão do bolor e do mofo. Alguns agentes tóxicos fazem parte da “dieta”, nomeadamente o xileno e o tolueno.

Estas plantas são também agradáveis à vista. Apresentam grande beleza. Tudo o que elas precisam é de um local bem iluminado, mas sem luz direta. A água somente deve ser colocada quando a terra estiver seca, apenas a necessária.

Samambaia

Esta planta também merece integrar a lista de plantas que ajudam a absorver a humidade da casa. Ela apresenta uma grande capacidade de absorver quantidades significativas de humidade. Contudo, a samambaia apresenta folhas muito grandes. Por isso, deve ser colocada num posicionamento elevado devido à sua folhagem.

Sansevierias

Estas plantas de interior apresentam geralmente folhagem verde-escura e espessa. As folhas das sansevierias podem crescer até 1 m. Elas são bastante eficazes no combate à humidade excessiva, porque conseguem absorver água do ar, o que as torna particularmente úteis. Além disso, as sansevierias são
resistentes e são fáceis de cuidar.

Palmeira Areca

Esta planta apresenta folhas grandes e verdes. As folhas da Palmeira Areca podem apresentar um crescimento significativo (até cerca de 2 m de altura). A integração destas plantas na decoração de uma casa promove uma sensação tropical que enriquece os espaços interiores destinados a acolher a planta. A palmeira Areca é uma planta eficaz nesta função. Ela consegue remover o excesso de humidade do ar com elevada eficiência.

Resumindo, esta lista de plantas que ajudam a absorver a humidade da casa pode fazer a diferença. As plantas aqui apresentadas têm esta incrível capacidade de absorver a humidade do ar com eficácia e têm a vantagem de ser fáceis de cuidar.

Portanto, se quer melhorar a qualidade do ar em casa ou no escritório, aposte nesta solução natural, acessível e sustentável para viver num espaço mais encantador e benéfico para o seu bem-estar.

As plantas de interior revelam-se um elemento que valoriza qualquer ambiente, pelo sentido estético. No entanto, não se resume a um elemento que empresta beleza ornamental, devido às propriedades de purificação do ar que as plantas apresentam e devido à sua capacidade de combate à humidade excessiva.

Elas revelam-se um artigo decorativo de crucial importância. As casas ficam mais ricas quando apresentam plantas. Elas são fundamentais para manter a habitação mais saudável.

    Related Images:

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE