Educação

Plano de Recuperação e Resiliência prevê compra de 260 mil computadores para alunos e professores

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-02-2021

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma verba para a compra, ao longo dos próximos anos, de 260 mil computadores destinados a alunos e professores, garantindo a manutenção dos equipamentos da Escola Digital.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Aos 400 milhões de euros de fundos comunitários para aquisição de computadores previstos no Plano da Escola Digital, o PRR acrescenta 500 milhões de euros.

Parte destes 500 milhões será usada para a “aquisição de 260 mil computadores de uso individual” para alunos e docentes, lê-se no documento que está agora em consulta pública.

À Lusa o gabinete do Ministério da Educação explicou que a ideia é garantir que existe uma verba que permita ir fazendo a manutenção de equipamentos da Escola Digital, que ao longo do tempo possam ter problemas.

O PRR, que está agora em fase de discussão e auscultação pública, terá um período de execução até 2026.

Neste momento, o Governo já distribuiu 100 mil computadores – tendo começado pelos alunos do ensino secundário mais carenciados – e tem prometidos mais 350 mil (dos quais 15 mil chegam esta semana às escolas do ensino básico).

A manutenção dos equipamentos é um dos itens do PRR que prevê também o alargamento da conectividade da internet da Rede Alargada da Educação para 300 Gbps.

Os 500 milhões permitirão ainda comprar 15 mil equipamentos adequados às necessidades administrativas e de gestão dos agrupamentos de escolas e não agrupadas.

A criação de cerca de 1.160 Laboratórios de Educação Digital e a instalação de equipamentos de projeção em 43 mil salas de aula são outros dos objetivos do plano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE