Fama
PIPOCA MAIS DOCE “EXPLODE” COM PROFESSOR DE COIMBRA NO TASKMASTER

Imagem: Taskmaster / Instagram
O renomado físico e professor da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais realizou uma intervenção especial no episódio de sábado à noite, 29 de março, no Taskmaster.
Gabriela Barros, Gilmário Vemba, Fernando Daniel, Pedro Alves e Ana Garcia Martins tinham o desafio de colocar a rolar uma bola de contacto o maior tempo possível sem a intervenção de cada um. Gabriela optou por fazer rolar o objeto, ao atirar a bola. Fernando Daniel colocou-a dentro de uma máquina de lavar. Pedro Alves fez uma espécie de aqueduto (como lhe chamou) e Gilmário colocou a bola em cima de uma ventoinha e, A Pipoca Mais Doce pediu ao Markl que fizesse deslizar a bola entre as mãos.
Conhecido pelo seu trabalho na divulgação científica, Carlos Fiolhais foi chamado ao formato da RTP1 para dar uma explicação sobre este desafio que envolvia física: “Sei umas coisas sobre o movimento de bolas. Uma bola só pode voltar para trás se houver uma força que a contrarie, o movimento. E no instante que inverte, a velocidade é nula. O que significa que nesta experiência de bolas, a bola não está a funcionar sozinha initerruptamente. Está aqui a alguém a ajudar com duas mãos, está alguém a fornecer energia. Portanto, não está a ser regra da bola, ir continuamente por si própria”.
PUBLICIDADE
A explicação causou polémica, principalmente com Ana Garcia Martins que refutou o que disse o investigador. “O que ele está a dizer é que a bola não está a girar sozinha, mas isso sei eu. Está o Markl […] É a vossa vontade de tirar pontos e de favorecer os favoritos”, atirou em tom de brincadeira para os apresentadores.
PUBLICIDADE