Fama

PIPOCA MAIS DOCE “EXPLODE” COM PROFESSOR DE COIMBRA NO TASKMASTER

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 dias atrás em 31-03-2025

Imagem: Taskmaster / Instagram

O renomado físico e professor da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais realizou uma intervenção especial no episódio de sábado à noite, 29 de março, no Taskmaster.

Gabriela Barros, Gilmário Vemba, Fernando Daniel, Pedro Alves e Ana Garcia Martins tinham o desafio de colocar a rolar uma bola de contacto o maior tempo possível sem a intervenção de cada um. Gabriela optou por fazer rolar o objeto, ao atirar a bola. Fernando Daniel colocou-a dentro de uma máquina de lavar. Pedro Alves fez uma espécie de aqueduto (como lhe chamou) e Gilmário colocou a bola em cima de uma ventoinha e, A Pipoca Mais Doce pediu ao Markl que fizesse deslizar a bola entre as mãos.

PUBLICIDADE

publicidade

Conhecido pelo seu trabalho na divulgação científica, Carlos Fiolhais foi chamado ao formato da RTP1 para dar uma explicação sobre este desafio que envolvia física: “Sei umas coisas sobre o movimento de bolas. Uma bola só pode voltar para trás se houver uma força que a contrarie, o movimento. E no instante que inverte, a velocidade é nula. O que significa que nesta experiência de bolas, a bola não está a funcionar sozinha initerruptamente. Está aqui a alguém a ajudar com duas mãos, está alguém a fornecer energia. Portanto, não está a ser regra da bola, ir continuamente por si própria”.

PUBLICIDADE

A explicação causou polémica, principalmente com Ana Garcia Martins que refutou o que disse o investigador. “O que ele está a dizer é que a bola não está a girar sozinha, mas isso sei eu. Está o Markl […] É a vossa vontade de tirar pontos e de favorecer os favoritos”, atirou em tom de brincadeira para os apresentadores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE