Cidade
Pianista cobra 32 000 euros para actuar no Convento São Francisco
O “pianista de culto” Grigory Sokolov estará, pela primeira vez, em Coimbra para um recital no Grande Auditório do Convento São Francisco, no próximo dia 24 de abril, às 21:30.
PUBLICIDADE
Para este concerto Sokolov selecionou do seu vasto repertório obras de Mozart e Beethoven.
O solo de piano do russo GrigorySokolov no Convento São Francisco inclui obras de Mozart e Beethoven. O recital abre com a Sonata para Piano n.º 16, em Dó maior, K 545 de Mozart. Trata-se de uma peça em três movimentos, conhecida do grande público e que foi registada no catálogo do compositor austríaco em junho de 1788, no mesmo dia que a Sinfonia N.º 39. Do mesmo compositor, segue-se Fantasia em Dó menor, K. 475 e Sonata para Piano n.º 14, em Dó menor, K. 457, ambas publicadas em 1785, na Artaria, a editora vienense de Mozart. Dedicada a ThérèsevonTrattner, uma das alunas de Mozart, a Sonata foi escrita em Viena, provavelmente para ser tocada em contexto de ensino ou em ambiente intimista.
A segunda parte do programa é dedicada a Beethoven e às últimas sonatas escritas pelo compositor alemão. Destaca-se a Sonata para Piano n.º 32, em Dó menor, op. 111, célebre por romper com os cânones clássicos do género e, muitas vezes, apontada como o seu auge.
Informação da CMC adianta que “Grigory Sokolov é reconhecido como um dos maiores pianistas do nosso tempo, um visionário universalmente admirado pela espontaneidade fascinante e entrega total à música. As suas interpretações poéticas tomam uma intensidade mística, efeito do profundo conhecimento das obras que constituem o seu repertório”.
O carisma da arte de Sokolov assenta sobretudo na capacidade de captar a atenção necessária do público para contemplar as obras que interpreta. O pianista russo surpreende mesmo com as composições mais familiares, acrescentando-lhes novas perspectivas e possibilidades de leitura, acrescenta a CMC.
O comunicado da CMC não revela o valor cobrado pelo pianista russo, mas NDC apurou que o município de Coimbra vai pagar 32 000 euros por esta actuação de Grigory Sokolov.
+ info: Bilhetes – Plateia: 20 euros | Cadeiras orquestra: 25 euros
Related Images:
PUBLICIDADE