Portugal
Perigo à vista! Dicas para evitar acidentes com o aquecimento
A descida acentuada de temperaturas leva a que, muitas pessoas, comecem a utilizar sistemas de aquecimento nas habitações, no entanto, é preciso ter atenção quando se usa estes equipamentos. Preocupados com o início do inverno, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede reforçaram os alertas para a adoção de medidas de prevenção e segurança, de forma a evitar acidentes domésticos.
Numa publicação do Facebook, os bombeiros referem que, em relação aos aquecedores, o recomendado é que haja uma vigilância constante dos equipamentos de aquecimento. Caso seja necessário ausentar-se, é fundamental que desligue os aparelhos.
PUBLICIDADE
Evite também sobrecarregar a rede elétrica, ou seja, não ligue vários diapositivos na mesma tomada.
“Para maior segurança, os aquecedores devem ser mantidos afastados de móveis e materiais inflamáveis, e a sua utilização como método para secar roupa deve ser evitada”, referem.
No caso das lareiras e salamandras, é preciso que as habitações sejam bem arejadas, para prevenir a acumulação de gases tóxicos.
“É igualmente recomendado proceder à limpeza regular das lareiras, salamandras e chaminés. A recolha de cinzas deve ocorrer apenas após a total extinção de materiais incandescentes”, escrevem.
O uso de líquidos inflamáveis, como álcool ou petróleo, para acender estes equipamentos, é desaconselhado, tal como a prática de queimar papéis ou resíduos.
Related Images:
PUBLICIDADE