Região

Penela pede à ministra da Agricultura que “olhe para os territórios de Sicó e os ajude a encontrar soluções”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 21-05-2023

Os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Pombal, Penela e Soure mostram o que de melhor existe nas suas Terras de Sicó, este domingo, 21 de maio, no Rabaçal, durante a Exposicó 2023.

PUBLICIDADE

“Um evento que foi crescendo ao longo dos anos, sendo hoje muito mais do que uma mostra do Queijo Rabaçal”, esclareceu o presidente da Câmara de Penela, recordando que se trata da “maior e mais antiga mostra de promoção deste produto que tanto diz às Terras de Sicó”.

Eduardo Nogueira dos Santos, que falava na inauguração da 33.ª edição da Exposicó, lembrou “os ciclos curtos da economia circular e do problema dos ungulados, veados e javalis, que descem às aldeias em busca de comida e que destroem as pequenas explorações, desmotivando o desaparecimento da agricultura tradicional, aumentando as dificuldades económicas da população e diminuído a resiliência ao fogo destes territórios”, pedindo para que a ministra da Agricultura e Alimentação “olhe para estes territórios e ajude a encontrar as melhores soluções para ultrapassarmos estas dificuldades”.

PUBLICIDADE

O autarca sublinha que estão “empenhados e atentos às práticas e políticas europeias para o desenvolvimento de uma atividade agrícola mais sustentável”, pois trata-se também de “uma oportunidade para o acesso a apoios à interioridade e ruralidade”.

Eduardo Nogueira dos Santos enfatiza que este território tem um passado fortemente ligado à agricultura de subsistência.

PUBLICIDADE

A Exposicó, que termina este domingo, é “uma aposta política intermunicipal em torno de um objetivo comum, potenciando as economias de base local, sobretudo a fileira agro, tendo como bandeira a Feira do Queijo Rabaçal” salienta, por seu turno, Pedro Pimpão.

O presidente da direção da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó reconhece que se conseguiu “alargar a oferta de produtos que hoje dão identidade à marca SICÓ, interpretando o modelo europeu de intervenção “Abordagem LEADER”, trazendo à economia sub-regional novos empreendedores, qualificando produtos e produtores e dando prioridade às cadeias curtas de comercialização”.

O também presidente da Câmara de Pombal sustenta que Sicó é “uma marca âncora da identidade do território que tem ganho protagonismo e reconhecimento”, frisando que tem que se continuar a promover para abrir “caminho ao reforço da sua expansão para lá do território e à sua internacionalização”.

No entanto, Pedro Pimpão reconhece que “o sector do Queijo Rabaçal DOP atravessa algumas dificuldades”, sublinhando que há necessidade de mais apoio, técnico e financeiro.

A abertura oficial do evento decorreu esta manhã e foi presidida pela ministra da Agricultura e Alimentação. Maria do Céu Antunes, anunciou que os agricultores e produtores “precisam de ajudas extraordinárias, a integrar ao conjunto muito significativo daquilo que pudemos dar em 2022, juntámos agora no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) para a estabilização e diminuição de preços, 180 milhões de euros”.

De acordo com a governante, “nos próximos dias, os nossos produtores vão receber os primeiros 40 milhões de euros para apoio à eletricidade e ao gasóleo colorido e marcado, tendo em atenção os consumos do ano de 2022”.

“Em relação à eletricidade verde vão receber um valor único igual ao que receberam o ano passado, enquanto ao gasóleo colorido vão receber 14,7 cêntimos por litro face aos consumos de 2022, não precisando de fazer nada, porque se receberam o ano passado, vão receber agora também. Se não receberam, podem manifestar-se junto do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, que vão receber na mesma”, reforçou.

Por outro lado, “os outros 140 milhões de euros que têm particularmente relevância para este território, nomeadamente para a vinha, regadio e de sequeiro, onde se prevê pagar 74 euros por hectare, para a vinha de regadio e  40 para a vinha de sequeiro, ao passo que, para os ovinos e caprinos, pagaremos 35 euros por cabeça normal de apoio extraordinário para fazer face ao aumento do preço das rações e da crise inflacionista estão mais escassas e mais caras. Para isso têm de ir ao sítio eletrónico do IFAP apenas dizer que têm condições para receber até dia 26, cabendo-nos depois fazer esse pagamento”, sublinhou a ministra.

No total são cerca de meia centena de expositores que participam neste certame promovendo o queijo, o mel, o azeite, a doçaria e o artesanato.

A Exposicó conta ainda com a XXVIII Mostra de Vinhos Terras de Sicó, a XVII Mostra de Azeite e Mel Serra de Sicó, VIII Exposição de Cerâmica Artística e da 33.ª edição do Festival de Folclore da Serra de Sicó.

Recorde-se que esta feira anual se realiza rotativamente em cada um dos municípios da associação de desenvolvimento, cuja presidência é também exercida alternadamente pelos membros da Terras de Sicó.

A associação reúne seis municípios ligados à Serra de Sicó: Pombal, Ansião e Alvaiázere, no distrito de Leiria, e Penela, Condeixa-a-Nova e Soure.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE