Coimbra
Penela começou a mudar iluminação pública para tecnologia LED
A Câmara Municipal de Penela substituiu recentemente oitenta iluminárias por tecnologia LED nas vilas de Penela e Espinhal.
A aposta da autarquia na iluminação LED surge no seguimento da aprovação da candidatura apresentada ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos, Domínio de Intervenção – Energias Renováveis e Eficiência Energética, envolvendo uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão de 10.442,56€, num investimento total de 12.285,36€.
PUBLICIDADE
Com a implementação desta intervenção a Câmara municipal terá uma economia energética prevista de 15.903,42 kWh/ano e 2.226,48 Euros/ano, tendo como base o consumo e custo faturado pela EDP em 2013.
Segundo a autarquia liderada por Luís Matias, a medida vai permitir uma redução de custos com a iluminação pública.
No que diz respeito à eficácia energética e económica da intervenção, ela representa 8,09%, uma vez que num consumo global de 196.719,60 kWh/ano, terá uma redução para 15.903,42 kWh/ano.
A economia energética e consequente redução da fatura é a grande vantagem da utilização da tecnologia LED, evitando assim o recurso a medidas como o desligar de lâmpadas, redução do horário de funcionamento ou do índice de iluminação por ponto de luz, com inconvenientes para a população.
Related Images:
PUBLICIDADE