Coimbra
Penela apresenta Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão
No âmbito das Comemorações das Jornadas Europeias do Património, inseridas no programa da Feira de São Miguel, amanhã, pelas 11:00, haverá uma apresentação pública do Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão.
PUBLICIDADE
O evento conta com a presença de Jorge Alarcão, penelense e especialista da época romana e Pedro Carvalho, conselheiro científico da Villa romana de São Simão e subdiretor da FLUC.
As escavações do Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão, iniciaram em 2016, e permitiram descobrir achados que datam a época romana.
A Villa romana de S. Simão localiza-se no concelho de Penela, pertence ao distrito de Coimbra e tem uma cronologia balizada entre o século I/II d. C. e o século V d.C.. A pars urbana da villa romana identificada no adro da Capela da Senhora da Graça, sugere estender-se pelos terrenos adjacentes, assim como nos confirma o estudo de Prospeção Geofísica, realizado em 2018, onde se identificaram vários alinhamentos ortogonais, compagináveis com estruturas desta grandeza.
O projeto de investigação em curso (PIPA 2016-2019), prorrogado por mais um ano, identificou até ao momento uma construção habitacional com 19 pavimentos de mosaicos, bicromos e policromos, que estilisticamente, apontam para fases muito distintas de ocupação até inícios do Séc. V. O restante material arqueológico corrobora a ocupação do sítio durante este período. Mas o local não teve só ocupação romana, até agora foram identificadas diversas estruturas que apontam para uma ocupação no séc. VI-VII e ainda nos séc. XIII-XIV, para além da ocupação do adro como necrópole paroquial nos séculos XV- XVI, com quase uma centena de sepulturas identificadas.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE