Primeira Página

Penacova dá a volta à falta de lampreia e junta num evento outros pratos de rio

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 minutos atrás em 25-02-2025

 A Câmara de Penacova organiza, no início de março, um novo evento gastronómico, dedicado a pratos associados às tradições ribeirinhas, face à falta de lampreia, que tradicionalmente motivava um festival nesta época.

O “Penacova à Mesa” vai decorrer de 01 a 09 de março e procura celebrar os vários pratos ligados às tradições ribeirinhas daquele concelho do interior do distrito de Coimbra, como os peixinhos do rio, o sável, mas também a lampreia, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento “é uma forma de marcar no calendário um evento gastronómico que já existia há muitos anos, normalmente dedicado só à lampreia, mas adaptado às atuais circunstâncias”, disse o autarca, recordando a falta daquele peixe nos rios portugueses, em particular no Mondego, onde é tradicional a sua pesca e confeção.

PUBLICIDADE

“Adaptámos aos novos tempos, com um evento com outro formato e alargado a outras iguarias relacionadas com o rio, como o sável e os peixinhos do rio”, afirmou.

Para Álvaro Coimbra, a continuação do festival da lampreia, que normalmente ocorria entre fevereiro e março, implicava “abundância e preços reduzidos”, mas a realidade é outra.

“Há restaurantes com lampreia, mas a preços elevadíssimos e só por reserva, o que condiciona a organização de um festival”, explicou, vincando que a prioridade deste município do distrito de Coimbra passa pela preservação e recuperação daquela espécie.

Segundo Álvaro Coimbra, há vários restaurantes no concelho que já oferecem outros pratos de rio na sua carta, tendo o evento sido criado dialogando com a restauração local.

“Era necessário ocupar este espaço nesta altura com outro evento, também ele relacionado com as tradições e com a gastronomia local, o que foi feito com a concordância da maioria dos restaurantes”, disse.

Além do arroz de lampreia com grelos, haverá outras propostas como peixinhos do rio fritos ou em molho escabeche ou sável frito, num evento que pretende também dar a conhecer a doçaria tradicional da região, como os pastéis de Lorvão ou as nevadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE