Uma utilizadora anónima do Reddit tornou-se viral após partilhar a sua inusitada experiência com o consumo excessivo de cenouras.
Na tentativa de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, acabou com a pele num tom alaranjado tão vivo que lhe valeu comparações aos famosos “Oompa Loompas” da história A Fantástica Fábrica de Chocolate.
A mulher revelou que comia, regularmente cerca de cinco cenouras por dia, em média, muitas vezes acompanhadas de queijo cottage ao almoço. Tudo parecia bem até ao dia em que, ao rever uma fotografia tirada em dezembro, notou algo estranho: a pele estava visivelmente alaranjada.
PUBLICIDADE
Com receio de estar perante um caso de icterícia, procurou explicações online e acabou por se autodiagnosticar com carotenemia, uma condição inofensiva causada pela acumulação de betacaroteno — o pigmento natural presente em cenouras, abóboras, mangas e outros alimentos de cor alaranjada.
“Pensei que fosse algo grave, como icterícia. Mas afinal, era só amor demais por cenouras”, confessou a mulher, que mede 1,60 m e admite que a comparação com os personagens de rosto laranja da famosa história infantil “até faz sentido”, pode ler-se no Daily Mail.
Desde então, reduziu drasticamente o consumo do vegetal e tem vindo a recuperar a cor natural da pele. Numa publicação recente, partilhou fotos de antes e depois, mostrando a diferença evidente no tom da pele e brincando com a situação que já fez rir milhares de utilizadores da plataforma.
A condição, embora inofensiva, é um lembrete curioso de que até os alimentos mais saudáveis devem ser consumidos com moderação. Afinal, até as cenouras têm o seu limite.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE