Região
Pedro Santana Lopes manda recado: “A Figueira da Foz prefere saber qual é a estrada que temos que seguir”
Pedro Santana Lopes salientou este sábado, 24 de junho, a importância da ligação ferroviária para o concelho, referindo “o quão decisivo é para a Figueira da Foz, para esta região, as opções que venham a ser tomadas nessa matéria”.
O autarca, que falava na cerimónia do Feriado Municipal deixou alguns recados: “a Figueira da Foz prefere saber com o que conta, o que partilha, aquilo com que poderá contar no futuro. Saber do poder central, do regional e do local qual é a estrada que temos que seguir”.
PUBLICIDADE
No seu discurso, Pedro Santana Lopes enalteceu o trabalho que a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM -RC) tem desenvolvido. “Uma surpresa para mim muito agradável”, notando que “nem todas as comunidades intermunicipais são iguais, nem todas têm a mesma eficiência, a mesma capacidade e os mesmos resultados”.
“Estamos empenhados em valorizar o Porto da Figueira da Foz e é por essa valorização que iremos lutar, juntos, porque este porto marítimo é tão importante para o concelho como para todo o território, sendo o único acesso a exportações e importações via mar da Região de Coimbra e fundamental para o país”, garantiu o presidente da CIM-RC na seu intervenção.
Emílio Torrão sublinhou compromisso “na duplicação da ferrovia entre Coimbra e a Figueira da Foz, e posterior ligação a Espanha, o que vai permitir ter melhor serviço, mais rápido confortável e aumentar a capacidade de comboios de carga nesta infraestrutura”, bem como na mitigação dos efeitos da erosão costeira e em angariar financiamento para investir nas necessárias obras deste litoral”.
Na sessão solene comemorativa do Feriado Municipal, que decorreu no Centro de Artes e Espectáculos, foi atribuída a Medalha da Cidade da Figueira da Foz, que concede o título de Cidadão Honorário, aos antigos presidentes da Câmara Figueirense: Aguiar de Carvalho, António Duarte Silva, João Ataíde (todos a título póstumo) e ainda a Carlos Monteiro.
A Medalha de Mérito Social em prata dourada foi entregue a José Augusto Mirão (título póstumo), José Elísio de Oliveira, Felisbela Maria Coutinho Albano (Bela Coutinho), Nélson Fernandes e Maria Celeste Botija da Gorda.
Já a Medalha de Mérito Comercial em Prata Dourada foi entregue a José Henriques Mendes Rodrigues Carvalho (título Póstumo), Isabel Brites e Fernando Grilo.
Graça Vasco e Maria Manuel Ataíde das Neves foram agraciadas com a Medalha de Mérito Técnico em Prata Dourada, foram ainda atribuídas medalhas de Bons Serviços a três funcionários municipais aposentados.
Veja a fotogaleria:
Veja os vídeos:
Related Images:
PUBLICIDADE