Política
Pedro Nuno Santos diz que cessar-fogo em Gaza é “sinal de esperança de futuro”
O líder do PS considerou hoje “uma boa notícia” e um “sinal de esperança no futuro” o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, defendendo que a estabilidade só se será possível com uma solução de dois estados.
“O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas é uma boa notícia e um sinal de esperança no futuro. Importa agora criar condições para intervir na situação humanitária em Gaza, que é crítica, e libertar os reféns, após longos meses de sofrimento”, pode ler-se em publicações de Pedro Nuno Santos nas redes sociais .
PUBLICIDADE
Na opinião do secretário-geral do PS, “a estabilidade regional só será alcançada com uma solução de dois Estados” e respeitando o direito internacional.
Israel e Hamas aceitaram hoje um acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza que prevê também a libertação de reféns, indicaram fontes próximas das negociações.
O acordo, que acontece após semanas de negociações na capital do Qatar, promete a libertação de dezenas de reféns israelitas mantidos pelo Hamas em várias fases, a libertação de centenas de prisioneiros palestinianos em Israel e permitirá que centenas de milhares de pessoas deslocadas em Gaza regressem ao que resta das suas casas.
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou entretanto que o Governo de Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas chegaram a um acordo sobre a libertação dos reféns israelitas, que seria publicado “em breve”.
Mais de 46.700 pessoas foram mortas em Gaza na sequência da ofensiva militar lançada pelas forças israelitas após os ataques do Hamas em 07 de outubro de 2023.
Cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 240 foram raptadas nesses ataques, das quais cerca de 100 estarão ainda detidas na Faixa de Gaza, desconhecendo-se o número de reféns mortos entretanto.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE