Política

Pedro Delgado Alves (de sapatilhas)”não haverá centímetro que escapará” no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 04-04-2025

O Partido Socialista entregou, na tarde desta sexta-feira, 4 de abril, no Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, a lista de candidatos a deputados pelo círculo de Coimbra às eleições legislativas. Pedro Delgado Alves é o cabeça de lista do PS.

Apesar de não residir no distrito, o candidato tem fortes ligações ao território, nomeadamente a Chã de Alvares, concelho de Góis, afirmando “visitar regularmente a região e conhecer bem as suas realidades e necessidades”.

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Delgado Alves salientou que “Coimbra é um distrito que espelha o país como poucos. Consegue congregar todas as atividades económicas com grande relevo e intensidade, e tem potencial para se afirmar como uma região metropolitana. Mas, simultaneamente, enfrenta dificuldades associadas à interioridade, comuns a muitas zonas do país. Por isso, é um espelho da diversidade e do pluralismo de Portugal”.

PUBLICIDADE

O político sublinha que “Coimbra sempre foi, e tem de continuar a ser, um farol — não só da zona Centro, mas para todo o país. É nessa diversidade que esperamos encontrar motivação para uma campanha especialmente difícil no momento em que o país se encontra”.

O candidato reiterou o compromisso do PS com a resolução dos problemas da população: “Tenho a certeza de que os eleitores do distrito sempre souberam acolher aqueles que, mesmo não residindo aqui, trazem Coimbra no coração”.

“Inspiro-me no Santo António, que nasceu em Lisboa, mas foi extraordinariamente bem acolhido em Coimbra. Por isso, acredito que também serei bem acolhido”, afirmou, confiante.

Pedro Delgado Alves criticou ainda a ausência de novas ideias desde que a Aliança Democrática (AD) assumiu o governo: “O distrito de Coimbra pode ter perdido o rumo ao longo do último ano, mas o Partido Socialista deixou muitos investimentos no terreno. Muitos estão a ser executados, mas faltam ideias novas”.

O socialista promete uma campanha de proximidade: “Calçar as sapatilhas e percorrer o distrito. Não haverá centímetro quadrado que escapará”, garantiu.

Em relação às áreas prioritárias, destacou: “Na saúde, educação e criação de emprego é necessário dinamizar as políticas públicas. Essa tem sido a marca do Partido Socialista ao longo dos últimos 50 anos, e é esse o ADN que queremos trazer para esta campanha”.

Pedro Delgado Alves também deixou um alerta: “A abstenção é sempre o pior inimigo da democracia”.

O PS pretende vencer as eleições no distrito de Coimbra, manter a representação parlamentar que tem e, se possível, aumentá-la.

“Muito confiantes. É uma lista com capacidade, que representa geograficamente todo o distrito, e será vencedora”, afirmou João Portugal, presidente da Federação de Coimbra do PS.

Ana Abrunhosa, mandatária da candidatura, reforçou a confiança: “Temos um cabeça de lista que é um dos melhores quadros da Assembleia da República. Coimbra agradece a escolha do nosso secretário-geral. É a escolha de um constitucionalista, professor, político e de uma pessoa que conhece bem o distrito e nos vai unir. Esta é uma lista que representa os jovens, o interior e o litoral”.

Lista do PS às Eleições Legislativas 2025:
Pedro Delgado Alves
Rosa Isabel Cruz
Pedro Coimbra
Daniel Azenha
Olga Nunes
Áurea Andrade
Paulo Carreiró
Lara Henriques
Fátima Nunes
Suplentes
Hugo Silva
Catarina Sá
Ruben Fernandes
Ângela Pinto Correia
Américo Figueiredo

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE