Portugal
“Pedras parideiras?”: Fenómeno português é único no mundo
Do ponto de vista geológico, a pedra chama-se “granito nodular da Castanheira”, mas os habitantes da aldeia da Castanheira chamaram-lhe Pedra Parideira, por ser uma “pedra que pare pedra”
É na aldeia da Castanheira que encontramos as enigmáticas Pedras Parideiras. Geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e Monumento Natural Local, desde o ano de 2022, desde tempos imemoriais que estas rochas suscitam a curiosidade de quem por aqui passa e dos próprios habitantes.
As Pedras Parideiras são, na verdade uma rocha granítica que encerra nódulos, de cor escura. Ao longo do tempo, por ação natural do desgaste e erosão das rochas, os nódulos vão-se destacando da rocha granítica, o que motivou o curioso nome atribuído pelos populares, ao encontrarem os nódulos soltos, em tempos ancestrais, desconhecendo completamente o que motivava o fenómeno, avança o Arouca Geopark.
As Pedras Parideiras são um dos 41 geossítios do Arouca Geopark que, pelas suas características científicas distintivas no panorama mundial, fazem com que esteja classificado como geossítio de relevância internacional, no entanto, o fenómeno pode passar despercebido.
Related Images:
PUBLICIDADE