Justiça

Pediram para verificar contador ou fatura de energia? Cuidado!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 04-12-2024

Bateram-lhe à porta e pediram para verificar as faturas de eletricidade e gás ou o contador? Ou recebeu uma mensagem em nome do seu fornecedor de energia a solicitar um pagamento? Não partilhe qualquer informação, não pague, nem assine nada sem ler estes conselhos. Pode ser burla.

Os alertas são frequentes. Gasto de água, a fatura do serviço de televisão ou a renegociação do contrato de fornecimento de eletricidade ou gás natural são alguns dos pretextos utilizados para os burlões lhe “sacarem” dinheiro.

PUBLICIDADE

Por vezes, os consumidores são levados a dar informações e a assinar contratos nem sempre vantajosos.

A DECO PROteste dá-lhe dicas para evitar burlas porta-a-porta. Quando for interpelado ao domicílio, desconfie de argumentos como “vamos verificar se a sua fatura está conforme as regras que entraram em vigor este ano”, “podemos analisar as suas faturas para saber se está a pagar a mais?” ou ainda “estamos a fazer um inquérito em nome do regulador, e gostaríamos de verificar a sua fatura”.

Se pretende saber mais sobre a alegada proposta, comece por pedir a identificação do vendedor.

Não partilhe as suas faturas, pois têm informação suficiente para iniciar um processo de mudança. Nas mãos de burlões, pode ser uma fonte de problemas futuros. Nunca assine um contrato sem o ler. Em caso de dúvida, não assine.

PUBLICIDADE

publicidade

E sobretudo, não decida sob pressão. As boas oportunidades voltam. Antes de dizer “sim” e assinar, pense bem. Informe-se e compare preços.

Se, na sequência de uma venda porta-a-porta, acabar por contratar e mais tarde tiver suspeitas de burla, pode apresentar queixa no prazo de seis meses. É possível denunciar vários crimes (entre eles, a burla) sem ter de ir à esquadra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE