Coimbra

Passeio nocturno nos caminhos da Batalha do Bussaco

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 29-09-2014

O projeto «Caminhos da Batalha do Bussaco», realizou na passada noite de 26 de setembro o Passeio Noturno Encenado pelos caminhos trilhados pelas tropas dos exércitos anglo-lusos e francês na noite que antecedeu a Batalha. Numa noite quente de outono, o evento superou todas as expectativas com cerca de 300 inscrições. Nem a distância do percurso, 7km, nem o piso, por vezes acidentado, levaram à desistência dos participantes, que corajosamente ansiavam pelo convívio final.

PUBLICIDADE

publicidade

Nas comemorações dos 204 da Batalha e do Dia Mundial do Turismo, os participantes viram e sentiram alguns dos momentos que antecederam à Batalha de preparação de um confronto seguinte que decidiria o enfraquecimento definitivo do invasor francês nas Linhas de Torres Vedras.

PUBLICIDADE

O Passeio teve início na Cruz Alta com uma introdução à Batalha e um breve aquecimento físico para a preparação da caminhada. Comandados por um General inglês as “tropas” seguiram caminho pela Serra do Buçaco em direção ao Posto de Comando de Wellington. Pelo percurso foi possível ver alguns quadros cénicos que retratavam episódios da passagem da Batalha naqueles locais.

Um desses episódios retratava um acampamento de camponeses, que por essa altura tinham sido aconselhados pelo General Wellington a abandonar as suas casas e seguir em direção a Lisboa. Neste local foi possível perceber a alimentação escassa da época e até mesmo saboreá-la: ovos e chá de carqueja.

No Posto de Comando, com uma vista estratégica bastante alargada sob todo o território, Wellington, utilizava também, o Convento de Santa Cruz do Buçaco para planear os seus ataques. Na chegada ao Posto os participantes tomam conhecimento da presença do General Wellington que surge de forma dramática e faz uma breve introdução histórica do momento.

O terceiro ponto de paragem e o mais emblemático foi na ravina onde foram travados os primeiros confortos da “Batalha do Nevoeiro”, na colina de Santo António do Cântaro. Sons ensurdecedores e luzes intermitentes simulavam este confronto, colocando o participante no centro desta batalha. Neste local estratégico, para as tropas francesas e anglo-lusas, fizeram-se muitas baixas em ambas as partes.

O caminho até ao final do percurso aproximava-se e os participantes tiveram oportunidade de “Pisar história”, descendo o caminho que as tropas francesas subiram, percebendo assim a importância da barreira natural que era a Serra do Buçaco para ajudar as tropas anglo-lusas.

Em Santo António do Cântaro, última paragem, foram recebidos a cavalo pelo General francês Reyneir, que os acompanhou até ao acampamento onde estavam localizadas as tropas francesas com fogueiras que permitiram às tropas anglo-lusas identificar a sua localização.

O Passeio terminou em forma de convívio com música, vinho, água, pão e porco no espeto.

O projeto «Caminhos da Batalha do Bussaco» é uma parceria entre as Câmaras Municipais da Mealhada e Penacova, Fundação Mata do Bussaco e a empresa Extramotion, que conta já com um ano de trabalho e investigação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE