Saúde
Passa o dia sentado? Nem imagina os riscos que traz para a sua saúde
As pessoas tendem cada vez mais a passar o dia sentadas. Nos últimos tempos, o número de empregos sedentários aumentou 83%, de acordo com a American Heart Association. Nos últimos três anos, com a pandemia, o número terá sido ainda mais significativo com a adoção do teletrabalho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), citada pelo portal Impala, a falta de atividade física contribui para dois milhões de mortes por ano, tornando-se uma das 10 principais causas de morte e incapacidade no mundo. Por isso fique a atento a 5 maiores riscos a que se expõe ao passar o dia sentado.
PUBLICIDADE
Peso: “Desacelera o metabolismo e reduz o número de calorias que queima”, explica Brandon Czekaj, quiroprático e proprietário da Health and Rehab Chiropractic à Best Life.
Dores crónicas: Sobrecarrega a coluna, o pescoço, os braços e as pernas e resultar em dores crónicas. “Ficar sentado por longos períodos pode levar a má postura e dores nas costas, principalmente se não estiver numa cadeira ergonómica ou se estiver curvado”, alerta Czekaj. Porém, se fizer pausas pode melhorar drasticamente a sua saúde e o conforto musculoesquelético. É recomendável que alongue e caminhe a cada meia hora pelo menos durante dois minutos.
Doenças cardíacas: O risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumenta mesmo se exercitar. “Um estudo publicado no JAMA Cardiology chegou à conclusão que os participantes que passaram sentados por 10 ou mais horas por dia tiveram um aumento na incidência de doenças cardíacas por comparação com aqueles que não estiveram tanto tempo”, pode ler-se.
Ansiedade e depressão: Prejudica a sua saúde mental. Czekaj diz que aqueles que levam um estilo de vida sedentário tendem a experimentar “aumento dos níveis de stress, ansiedade e depressão”.
Próstata: Segundo S. Adam Ramin, cirurgião urológico e diretor médico da Urology Cancer Specialists em Los Angeles, aumenta o risco de prostatite ou inflamação da próstata. “Ficar muito tempo sentado também pode prejudicar os órgãos urológicos.” Ramin explica que para os homens períodos prolongados sentados podem prejudicar o escroto e a próstata. “Ficar sentado coloca uma pressão considerável nos órgãos reprodutivos do homem, o que pode, por sua vez, irritar”, refere.
Related Images:
PUBLICIDADE