Primeira Página

Páscoa molhada ou abençoada?

Notícias de Coimbra | 54 minutos atrás em 12-04-2025

Entre segunda-feira (14 de abril) e terça-feira (15 de abril), um fenómeno climático proveniente da Gronelândia irá provocar uma mudança drástica nas condições meteorológicas em Portugal.

Após a passagem da tempestade Olivier, que trouxe consigo ar tropical marítimo, o país verá uma transição para uma atmosfera mais fria e instável, avança o Meteored.

PUBLICIDADE

publicidade

A grande mudança será marcada por uma frente fria, associada a uma tempestade localizada nas proximidades das Ilhas Britânicas, que afetará toda a Europa Ocidental. O ar quente e húmido que caracterizou a tempestade Olivier será rapidamente substituído por uma massa de ar polar proveniente da Gronelândia, com a previsão de um clima mais típico do inverno.

PUBLICIDADE

As regiões do Norte e Centro de Portugal continental serão as mais afetadas pela precipitação. Espera-se que a chuva seja abundante, especialmente nas áreas situadas a norte da linha Montejunto-Estrela, com o vento a soprar de Oeste e Noroeste. Já nas zonas do Sul, particularmente a sul do rio Tejo, a chuva será mais fraca e menos frequente, com uma distribuição irregular.

Além da chuva, a descida acentuada das temperaturas será outro fator importante a considerar. Nas zonas montanhosas de maior altitude, a precipitação poderá ocorrer sob a forma de neve, especialmente na Serra da Estrela.

Para a Segunda-feira Santa (14 de abril), as previsões apontam para queda de neve nas cotas mais altas da serra, e na Terça-feira Santa (15), espera-se que a neve possa surgir acima dos 1200 metros de altitude em várias serras e localidades montanhosas, tanto no Norte como no Centro de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE