Coimbra

Páscoa foi muito positiva para o Turismo no Centro de Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-05-2018

Março voltou a ser um mês extremamente positivo para o turismo no Centro de Portugal, à semelhança dos anteriores. Os números revelados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, e que dão conta da atividade turística nos estabelecimentos hoteleiros e similares, mostram um crescimento muito expressivo na região no terceiro mês do ano, em relação a março de 2018.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

O facto de o fim de semana da Páscoa coincidir com os últimos dias de março ajudou a que os números sejam muito positivos, mas é de realçar que o Centro de Portugal cresceu quase o dobro da média do país.

No total de hóspedes, o mês de março de 2018, em comparação com o mesmo mês em 2017, registou um aumento percentual de 13,2%: tinham sido 197.140 em março de 2017 e foram 223.133 no mesmo mês de 2018. Ou seja, registaram-se mais 25.993 hóspedes.

No indicador do número de dormidas, o Centro de Portugal cresceu 17,4%, muito acima da média nacional, que foi de 10,3%. Em março de 2017 tinham sido contabilizadas 322.735 dormidas na região; em março de 2018 foram 378.832. De notar que a subida foi tão significativa entre os visitantes nacionais como entre os estrangeiros: as dormidas provenientes de hóspedes nacionais cresceram 18,1%, para 221.943, enquanto as dos estrangeiros tiveram um aumento de 16,4%, para 156.889.

Merece destaque o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que “dispararam” entre março de 2017 e março de 2018, de 14,6 milhões para 18,5 milhões de euros (mais 26,4%). São mais 3,9 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no terceiro mês do ano. Por outro lado, o rendimento médio por quarto disponível registou também um crescimento notável, de 16,3 euros para 19,3 euros: mais 3 euros por quarto.

Estes números extremamente positivos confirmam e consolidam a tendência dos últimos anos: o Centro de Portugal é das regiões do país que mais cresce e a qualidade das suas unidades hoteleiras está a ser reconhecida por cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE