O fim de semana da Páscoa é uma oportunidade para desfrutar de momentos em família.
Na cidade de Coimbra, as propostas passam por momentos religiosos, culturais e de animação dirigidos para toda a família.
Ao nível religioso, as atividades promovidas pela Diocese de Coimbra têm lugar na Sé Velha e na Sé Nova. Esta sexta-feira 18 de abril e sábado 19 de abril, o Ofício de Leitura e Laudes decorre às 09:30 na Sé Velha.
PUBLICIDADE
A celebração da Paixão do Senhor acontece na sexta-feira pelas 15:00 na Sé Nova. Ao final do dia (a partir das 21:30), tem lugar a Via Sacra entre o Seminário e a Igreja da Sé Nova.
Nesta igreja decorre a Vigília Pascal no sábado, pelas 21:30, e a Missa da Ressurreição pelas 11:15 de domingo.
Durante este fim de semana prolongado, pode levar os mais novos à Baixa de Coimbra. Entre as 11:00 e as 22:00 de sexta-feira e sábado, a tenda e espaços temáticos alusivos à Páscoa no Terreiro da Erva dispõe de ovos, coelhos e baloiços além de uma área infantil recheada de diversão com insufláveis, trampolins e interação com o Coelho da Páscoa.
Na Praça do Comércio haverá photo points para registar momentos especiais e também a presença de mascotes que darão vida ao evento.
Um dos grandes destaques do programa Coimbra Doce é o Comboio Elétrico que está a percorrer as ruas da cidade ligando a Praça 8 de Maio à Praça do Comércio passando pela Rua do Corvo, Largo do Poço e Rua Eduardo Coelho.
No domingo de Páscoa, a animação está garantida entre 11:00 e as 20:00.
Se andar na Baixa nos dias 18 e 19 de abril (sexta-feira e sábado), pode sempre encontrar concertos itinerantes dos grupos Brass Freakers e Jabardixie.
A iniciativa integra-se no festival “Baixa o Som” e promete muita animação em locais emblemáticos do centro histórico, como a Praça 8 de Maio, Largo da Portagem e Quebra Costas.
O Pátio da Inquisição recebe no sábado, 19 de abril, a Feira do Folar e da Arrufada. Entre as 10:00 e as 18:00 pode saborear a verdadeira tradição pascal com a presença de algumas das pastelarias da cidade.
Nesta iniciativa vai ser escolhido o Melhor Folar Doce.
O Café Rynok e a Praça do Mercado acolhem no dia 19 de Abril um workshop pensado para toda a família no Mercado D. Pedro V.
Conduzido por Iryna, chefe do Café Rynok, este workshop permite às crianças e adultos decorar o seu próprio folar da Páscoa, com toda a criatividade e alegria que a época inspira. O workshop terá a duração de 1 hora.
Da parte da tarde (17:00), também no Mercado D. Pedro V, decorre outro workshop de Pysanka – Ovos Decorados na Páscoa.
O objetivo ensinar os participantes a decorar ovos da Páscoa no estilo tradicional ucraniano – Pysanka – reconhecido em 2024 pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Conduzido por Olha Odynska, artesã ucraniana residente em Coimbra, este workshop é uma oportunidade única para experimentar uma arte ancestral e levar para casa a sua criação.
A 19 de abril, às 15:30, realiza-se mais uma visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra”, permanente no Edifício da Inquisição, aberta a todos, em grupos de cinco a 25 pessoas.
Se gosta de música, o convite é para que passe pela Praça do Mercado que na noite de sábado recebe o artista Jorge Baptista para uma grande noite de música ao vivo. A atuação tem início às 20:00.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE