Partidos
Partido LIVRE lança música de campanha com Fado Bicha (com vídeo)
O partido LIVRE lançou hoje uma música intitulada “O-sem-precedente”, da autoria de Fado Bicha, Telma Tvon, Xinobi e Teo. A interpretação da música é da dupla Fado Bicha (Lila Fadista e João Caçador) e da rapper Telma Tvon.
O nome do tema alude ao facto sem precedente de um partido político apresentar uma mulher afrodescendente como n.º 1 numas eleições legislativas.
PUBLICIDADE
Apesar de outros afrodescendentes terem já protagonizado candidaturas e exercido cargos políticos no passado e no presente (como é o caso do deputado do CDS Hélder Amaral ou da Ministra da Justiça Francisca Van Dunem), esta é a primeira vez que uma mulher negra lidera e protagoniza uma candidatura à Assembleia da República.
A música começa com uma brincadeira com o nome da candidata, Joacine, frequentemente trocado por outros parecidos como Juricema e Jupilene.
Para além de referências à gaguez da candidata, que na música é chamada de “gaguez eloquente”, a música conta também um pouco da história da candidata, como o facto de ter começado a trabalhar aos 16 anos e de ter trabalhado a fazer camas em hotéis durante a faculdade.
Joacine Katar Moreira tem 37 anos, é licenciada em História Moderna e Contemporânea e doutorada em Estudos Africanos e descreve-se como “mulher feminista interseccional e activista anti-racista”.
Joacine foi candidata pelo LIVRE em 2015 e integra o Grupo de Contacto, a direção do LIVRE desde janeiro de 2018. É também fundadora do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal.
Related Images:
PUBLICIDADE