Desporto

Participantes do Ultra Trail do Colcurinho elogiam organização e rendem-se à beleza das paisagens

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-10-2016

 

Foi um verdadeiro sucesso o II Ultra Trail do Colcurinho que se realizou no domingo, dia 30 de outubro, no âmbito da 15ª Festa da Castanha de Aldeia das Dez, juntando mais de 200 participantes oriundos de diversos pontos do país que, a correr ou simplesmente a caminhar, partiram do Santuário de Nossa Senhora das Preces à descoberta – por entre paisagens de cortar a respiração – do Monte do Colcurinho, a 1242 metros de altitude, na serra do Açor.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed-2

No final do Ultra Trail K 40 + e poucos minutos depois ter cortado a meta em primeiro lugar, o conhecido atleta Luís Mota – o padrinho da prova, conjuntamente com a atleta oliveirense Carla Patrícia Cabral – não poupou elogios à organização e à indescritível beleza da paisagem da serra do Açor, considerando mesmo os percursos do Ultra Trail do Colcurinho como estando entre os mais bonitos de Portugal.

“(…) regressei ao Vale de Maceira, junto do Santuário da Nossa Senhora das Preces, para correr 43 Km pela serra do Açor. Gostei bastante da prova, nota máxima em todos os pontos. Salientar a vista, em dia de Sol do Colcurinho, junto do Santuário da Nossa Senhora das Necessidades, sob olhar atento da rainha, a Estrela. 360° de paisagem do “coração de Portugal” (…)”, escreveu Luís Mota, na sua página de Facebook.

Organizado pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com a Rede de Aldeias do Xisto, a segunda edição do Ultra Trail do Colcurinho integrou a Taça Distrital de Trail Running ADAC 2016.

Com o centro nevrálgico no mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, onde decorreu a XV Festa da Castanha de Aldeia das Dez, a edição de 2016 desenrolou-se em três vertentes: a caminhada, composta por um percurso de 12km, o Trail Curto, com uma distância de 20km, e o Ultra Trail (K 40 +).

PUBLICIDADE

publicidade

No escalão “K40 +”, Luís Mota, da Casa do Benfica em Abrantes, que já tinha vencido a edição de 2015, voltou a terminar a prova no primeiro lugar, com o tempo de 04:15:21 horas, enquanto que nos femininos a vitória sorriu à atleta oliveirense, Carla Patrício Cabral, do Clube de Atletismo de Oliveira do Hospital, com um tempo de 05:22:10 horas.

unnamed-3

No Escalão “K20”, o atleta oliveirense, Gonçalo Borges, foi o vencedor, com um tempo de 01:36:14 horas, enquanto que nos femininos o primeiro lugar foi para a atleta Susana Salvaterra, que percorreu os 20 quilómetros em 02:44:26 horas.

No final, os participantes foram unânimes nos elogios à excelência da organização e mostraram-se rendidos à beleza das paisagens da Serra do Açor e à dureza dos trilhos deste ultra trail de montanha, em que os participantes percorrem sítios únicos com a autenticidade do mundo rural e são desafiados pela organização a subirem ao Monte do Colcurinho – com vista para a Serra da Estrela – de onde se avista uma das mais belas paisagens do interior de Portugal.

Igualmente satisfeito com a dinâmica que este evento alcançou, o vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, responsável pelo pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, considera que a segunda edição do Ultra Trail do Colcurinho foi um sucesso e tem um enorme potencial para se poder afirmar como um dos melhores trails de montanha do país.

Sublinhando que este trail, que em 2017 deverá regressar com um novo figurino, começou na perspetiva de se criar mais um evento de incentivo à prática do desporto, no âmbito da filosofia da política de desporto para todos que o município vem promovendo – com resultados muito positivos –, Nuno Ribeiro sublinha que este trail também é um instrumento de excelência ao nível da promoção do turismo de natureza, através do valiosíssimo património natural e paisagístico da serra do Açor.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE