O Município de Penacova ultrapassou a marca de 1.000 toneladas de biomassa, originadas pela matéria recolhida nos 14 parques de recolha de biomassa, espalhados por todas as freguesias do concelho.
António Magalhães Cardoso, vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Penacova, sublinha que “num concelho com tanta ocupação florestal, a utilização destes parques de recolha de biomassa atingiu uma intensidade que demonstra a sua crescente utilização”. Realçou ainda que se tem “conseguido contribuir para a redução dos riscos de incêndio, para a redução das espécies invasoras e para uma maior valorização da biomassa”.
Os parques de biomassa oferecem uma alternativa ambientalmente responsável ao tratamento dos sobrantes provenientes de atividades de exploração e manutenção florestal e de espaços verdes, que muitas vezes acabam por ser deixados no terreno ou queimados. A sua correta implementação permite reduzir a prática de queimas a céu aberto, frequentemente realizadas em períodos críticos, diminuindo riscos ambientais e para a saúde pública.
PUBLICIDADE
Face às preocupações crescentes no âmbito das alterações climáticas, à crescente dependência de combustíveis fósseis e ao aumento dos custos da energia, a autarquia contribui assim para uma sustentabilidade ambiental do território, já que os resíduos encaminhados irão contribuir para a produção de energia verde.
PUBLICIDADE