Mundo
Papa Francisco grava vídeo antes de morrer e deixa mensagem aos jovens

Imagem: Vatican News / YouTube
Foi divulgado no domingo, 27 de abril, um vídeo do Papa Francisco antes de ele morrer aos 88 anos, no dia 21 de abril.
Nas imagens, gravadas no início de janeiro de 2025, o Papa, em trajes informais, dirige-se diretamente aos jovens com conselhos que refletem a sua visão sobre a vida e a importância da escuta.
O vídeo, gravado com um telemóvel na Casa Santa Marta a 8 de janeiro, foi divulgado no site oficial Vatican News e publicado também na revista Oggi. Francisco fala aos jovens participantes da iniciativa Oficinas de Escuta, uma ação voltada para a formação e diálogo intergeracional.
PUBLICIDADE
“Rapazes e raparigas, uma das coisas mais importantes na vida é ouvir, aprender a ouvir. Quando alguém fala convosco, esperem que a pessoa acabe, a fim de entendê-la bem e, depois, se quiserem, digam alguma coisa. Mas o importante é escutar”, iniciou o Papa, com a sua voz calma e serena. A sua mensagem continuou com um alerta para o valor da atenção ao outro, algo que considerava essencial para a construção de um mundo mais pacífico.
“Olhem bem para as pessoas. As pessoas não ouvem metade de uma explicação e respondem. Isto não ajuda na paz. Ouça. Ouçam muito e não se esqueçam dos avós. Os avós ensinam tanta coisa”, acrescentou, recordando também a importância dos laços familiares e do respeito pelas gerações mais velhas.
Francisco morreu após 12 anos de pontificado, marcando a história da Igreja Católica como o primeiro Papa latino-americano e o primeiro jesuíta a chegar ao pontificado. Nascido em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 1936, o Papa Francisco foi uma figura de renovação e diálogo, tendo a sua última aparição pública acontecido no domingo de Páscoa, no Vaticano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE