Coimbra
Pampilhosa da Serra vai distribuir armadilhas para combate à vespa asiática
O Município de Pampilhosa da Serra, à semelhança do ano anterior, continua empenhado na estratégia de prevenção e combate à praga da vespa velutina, comummente designada de vespa asiática.
Desta forma, vai proceder à distribuição de cerca de 400 armadilhas, com atrativo açucarado, na seguinte porção: 5 litros de água, 3kg de açúcar e 100 gramas de fermento de padeiro (fermentar 24 horas antes da colocação das armadilhas).
As armadilhas serão colocadas em todas as aldeias do concelho e irão ser distribuídas no início de março, com uma renovação quinzenal do atrativo até ao início de junho, época de saída da hibernação das abelhas fundadoras e consecutiva construção dos ninhos primários.
À população do concelho e em particular aos apicultores, alerta-se para a necessidade de reforçar a rede de armadilhas, bem como a vigilância em relação ao aparecimento de ninhos primários, nesta fase, e ninhos secundários a partir de junho.
Para conhecimento, saliente-se, os locais onde há maior incidência de ninhos são: proximidade de apiários, juntos aos aglomerados populacionais linhas de água e linhas de média/alta tensão.
A estratégia da autarquia passa por continuar a colaborar, estar atento e disponibilizar meios, ainda que o empenho e dedicação de todos seja igualmente importante para um combate eficiente a este flagelo. Desde já, o Município agradece a todos os que ajudaram a localizar os ninhos identificados, sendo essa uma tarefa fundamental para uma intervenção rápida e eficaz.
Related Images:
PUBLICIDADE