Educação
Pais e crianças brincam e cantam a prematuridade num encontro que junta na ESEnfC perto de uma centena de pessoas

Perto de uma centena de pessoas, entre crianças que nasceram prematuramente (antes das 37 semanas de gestação), suas famílias e profissionais de saúde de unidades de cuidados neonatais, participam, amanhã à tarde, num encontro de caráter lúdico, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), como forma de assinalar o Dia Mundial da Prematuridade que hoje (17 de novembro) se comemora.
Denominada “Espaço Famílias & Prematuros”, esta iniciativa, a ter lugar entre as 15h00 e as 18h30 no campus da ESEnfC em São Martinho do Bispo (polo B), é coorganizada pela instituição de ensino superior e pela Associação dos Bissaynhos Nascidos Antes do Tempo.
Atividades de animação infantil (insufláveis, pinturas faciais, jogos), a possibilidade de entrar numa viatura dos bombeiros ou numa ambulância de transporte de recém-nascidos, são algumas propostas do “Espaço Famílias & Prematuros”, que conta com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
PUBLICIDADE
O evento compreende, ainda, uma exposição e a atuação do Coro Juvenil da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, cujo repertório inclui uma música sobre a prematuridade.
O “Espaço Famílias & Prematuros” insere-se no programa do II Seminário Internacional IINNCare (Intervenções Inovadoras nos Cuidados de Enfermagem Neonatal), subordinado ao tema “Inovação tecnológica e cuidado humano”, que se realiza entre hoje e amanhã, com organização da ESEnfC/Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem.
Fatores como a idade avançada da mulher, o tabagismo, o stresse, a hipertensão, a obesidade e a diabetes constituem causas da prematuridade, que afeta um em cada 10 bebés.
O canguru materno, a amamentação e a prescrição pré-materna de corticoides podem reduzir a mortalidade e a morbilidade neonatais.
O Dia Mundial da Prematuridade é promovido, desde há 15 anos, pela European Foundation for the Care of Newborn Infants e por organizações parceiras.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE