Morreu o “pai” do Sudoku, talvez um dos jogos mais conhecidos do mundo.
O criador faleceu a 10 de agosto de cancro biliar, segundo uma nota de imprensa. Kaji tinha 69 anos. O homem popularizou o jogo em 1980, porém foi inventado, primeiramente, na Europa, no século 18, pelo matemático suíço, Leonhard Euler. Apresentava já uma versão moderna, com uma subdivisão em nove quadrados com nove quadrículas. Foi descoberta numa revista norte-americana por Maki Kaji, que depois a importou para o Japão.
Assim, o jogo espalhou-se pelo mundo quando Wayne Gould, um juiz reformado de Hong Kong e apreciador de quebra-cabeças, decidiu em 1997, depois de descobrir o Sudoku no Japão, escrever um programa de computador que gera grelhas para o jogo. Inicialmente, o conceito original do jogo, era o do “quadrado latino”.
PUBLICIDADE
O jogador tem de completar uma grelha de 9 por 9 (81 quadrados) com números de 1 a 9, de tal forma que nenhum apareça duas vezes na mesma linha, coluna ou sub-quadrado. Em 2007, numa entrevista à BBC, Maki Kaji disse que, encontrar um novo puzzle é “como encontrar um tesouro”. Segundo pode ler-se no site da Nikoli Publishing House: “Kaji-san, conhecido como o homem que deu o nome ao Sudoku, era amado pelos amantes de ‘puzzles’ do mundo inteiro”.
Maki Kaji nasceu em Sapporo, Hokkaido (Japão) em 1951. Estudou literatura na Universidade Keio, mas desistiu logo no seu primeiro ano. Depois de uma sucessão de empregos, incluindo ser um roadie (técnico de apoio que viaja com uma banda em digressão), um empregado de mesa e um trabalhador na construção civil, é que começou um negócio de publicação.
Em 1980, lança uma revista trimestral de quebra-cabeças chamada Nikoli. Três anos depois, em 1983, fundou uma empresa com o mesmo nome.
O jogo apareceu nas edições iniciais da mesma revista. Depois do jogo se difundir para a Grã-Bretanha e para os Estados Unidos da América tornou-se o tão famoso popular jogo: Sudoku – que significa uma contração da frase – “os números devem ficar sozinhos”. Para além deste jogo matemático, Maki Kaji introduziu vários outros jogos de quebra-cabeças, como Masyu e que vendeu cerca de 50 mil cópias na sua revista Nikoli.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE