Saúde

Ouro nos olhos? Nova técnica promete tratar a cegueira

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 29-04-2025

Uma nova técnica utiliza nanopartículas de ouro para tratar a degeneração macular relacionada à idade, uma das principais causas de perda de visão em todo o mundo.

A técnica, que será minimamente invasiva, utiliza nanopartículas de ouro ultrafinas, milhares de vezes mais finas que um fio de cabelo humano, revestidas com anticorpos. Estas partículas são injetadas na câmara vítrea do olho, o espaço cheio de gel entre o cristalino e a retina.

Uma vez no local, um laser infravermelho de baixa intensidade é usado para ativar as nanopartículas, estimulando células retinianas específicas de forma muito semelhante aos fotorreceptores saudáveis.

PUBLICIDADE

A terapia já foi testada em ratos geneticamente modificados para apresentarem distúrbios da retina. Os resultados são promissores: não só as nanopartículas permaneceram na retina durante meses sem causar toxicidade, como também conseguiram ativar o sistema visual, restaurando parcialmente a visão dos animais, revela o site ZAP.

Embora o caminho para o uso clínico em humanos exija mais testes e aperfeiçoamentos, a inovação poderá transformar os paradigmas atuais de tratamento e restaurar a visão sem cirurgias complexas ou intervenções genéticas, notam os investigadores.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE