O espirro acontece quando o corpo sente algo que não deveria estar no seu nariz. Bactérias, pólen ou poeira entraram nas cavidades nasais e é possível sentir cócegas ou desconforto e por isso a primeira reação é espirrar. Mas, em algumas situações, tentamos segurar um espirro. No entanto, já deve ter ouvido falar que conter um espirro por fazer mal à saúde. E é verdade, há alguns riscos associados.
Segundo o Notícias ao Minuto estes são os perigos:
Pressão intensa: Suprimir um espirro pode aumentar a pressão no sistema respiratório. Essa pressão elevada pode potencialmente levar a vários ferimentos.
Rutura dos tímpanos: Quando mantém a alta pressão que se acumula no sistema respiratório antes de espirrar, parte do ar é enviada para os ouvidos. A pressão nos ouvidos pode causar a ruptura do(s) tímpano(s) e causar perda auditiva. A maioria dos tímpanos rompidos cicatriza sem tratamento, embora em alguns casos seja necessária cirurgia.
Infeção do ouvido: Ao conter um espirro, o redirecionamento do ar das passagens nasais para os ouvidos pode transportar bactérias para o ouvido, causando uma infecção. As infecções são dolorosas. Frequentemente, são necessários antibióticos para tratá-las, mas elas podem desaparecer sem tratamento.
Vasos sanguíneos danificados: Embora raro, o aumento da pressão causado pela supressão de um espirro pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos, nariz ou tímpanos.
Lesão do diafragma: Embora as lesões do diafragma sejam raras, houve casos de ar pressionado que ficou preso no diafragma e fez com que os pulmões de algumas pessoas colapsassem na tentativa de suprimir os espirros. Um colapso pulmonar é uma lesão com risco de vida que requer hospitalização imediata.
Aneurisma cerebral: A pressão de segurar um espirro pode até levar a um aneurisma cerebral. Esta é uma lesão com risco de vida que pode causar sangramento no cérebro.
Danos na garganta: Embora raro, há pelo menos um caso de uma pessoa que teve uma rutura no fundo da garganta ao conter um espirro. Esta é uma lesão grave que exigiu atenção médica imediata.
Costelas partidas: Pode fazer com que o ar pressionado seja forçado para dentro dos pulmões e acaba por partir uma costela.
Ataque cardíaco: Espirrar pode afetar temporariamente a frequência cardíaca, mas não deve fazer com que o coração pare.
Related Images:
PUBLICIDADE