Quantas vezes já aconteceu de chegarmos a casa, exaustos após um longo dia, e esquecer a tarefa simples de escovar os dentes? Embora pareça algo insignificante, quando isso se torna habitual, os efeitos podem ser preocupantes para a saúde oral. Para esclarecer as dúvidas sobre o impacto desta rotina negligenciada, investigámos as consequências.
Num dia típico, temos tantas responsabilidades – trabalho, vida social, atividades físicas e os cuidados da casa – que, quando finalmente nos deitamos, acabamos por esquecer de escovar os dentes. A questão que surge é: “Será que vou desenvolver cáries por causa da placa bacteriana?”
O dentista Keith Arbeitman explica que, se se esquecer de escovar os dentes, restos de comida acumulam-se entre os dentes, criando um ambiente ideal para o crescimento das bactérias. E se, por acaso, comer algo doce, como um chocolate ou até uma fruta, antes de dormir, está a “oferecer” um verdadeiro banquete às bactérias, que vão proliferar durante a noite. “Deixa as bactérias a festejar à vontade”, afirma o especialista.
PUBLICIDADE
Além disso, o primeiro sinal de problemas nas gengivas é o sangramento durante a escovagem ou uso de fio dentário. Se este quadro for ignorado, a inflamação pode piorar, e em casos extremos, levar à perda de dentes. No entanto, o dentista explica que, ao escovar os dentes pelo menos uma vez ao dia, a probabilidade de desenvolver problemas nas gengivas diminui consideravelmente, como se pode ler na Men’s Health.
O acúmulo de placa bacteriana, que é o responsável pelas inflamações, precisa de pelo menos 24 horas para se formar. Se escovar os dentes uma vez ao dia, estará a prevenir a proliferação das bactérias e a proteger a sua saúde oral.
Por outro lado, as cáries surgem mais rapidamente, especialmente se a escovagem for feita apenas de manhã. Uma cárie pode ser tratada com uma obturação, mas as obturações não são permanentes, podendo eventualmente necessitar de substituições, o que desgasta ainda mais o dente. Com o tempo, pode até ser necessária uma coroa dentária – uma solução dispendiosa para algo que seria simples de evitar.
Portanto, da próxima vez que estiver tentado a cair na cama sem escovar os dentes, lembre-se: o custo de ignorar a sua higiene oral pode ser bem mais alto do que imagina.
PUBLICIDADE