Portugal

Os melhores livros de Natal para ler com os filhos

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 24-11-2024

A quadra natalícia é mais mágica com crianças. Ler-lhes os melhores livros de Natal é uma das melhores atividades para fazer em família.

A maioria dos portugueses tem uma estima muito especial pela quadra natalícia e, quando há crianças na família, o Natal apresenta outra magia. A sua alegria é contagiante. Ler com as crianças ou para elas revela-se uma excelente forma de as preparar para as emoções e valores que espelham a quadra natalícia. Permite-nos falar sobre o amor pelo outro, a amizade, o companheirismo, a esperança. 

PUBLICIDADE

publicidade

Para preparar os petizes para o grande momento, há que fomentar-lhes o espírito de Natal com estórias que tornam esta época ainda mais fascinante. A quadra natalícia é mais mágica com crianças. Ler-lhes os melhores livros de Natal é uma das melhores atividades que se pode realizar em família. 

1. O Pai Natal e Eu

Resumo: É momento de salvar o Natal… Embora Amélia possa pensar ocasionalmente que viver na Elfolândia não é nada divertido e até pode ser aborrecido, há momentos em que se deve atuar. 

Ouvir canções de Natal todos os dias pode revelar-se desesperante. No entanto, na Elfolândia, isso pode acontecer. Apesar disso, Amélia nem hesita em enfrentar o malvado Coelhinho da Páscoa que pretende arruinar o Natal na sua Elfolândia. 

Esta obra espelha a magia de Natal e fomenta o espírito natalício. Nas suas páginas, não faltam humor, nem amor.

PUBLICIDADE

publicidade

2. Um Cântico de Natal

Resumo: O quotidiano de Ebenezer Scrooge é repleto de rotinas. Este homem de negócios é mal-humorado e avarento. Para ele, ganhar dinheiro é tudo. Esta pessoa não acredita no espírito natalício tão próprio da quadra.

No entanto, na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita inusitada de três fantasmas do Natal (do Passado, do Presente e do Futuro). Scrooge enfrenta desafios que o levam a pensar melhor nas suas ações e a refletir sobre as consequências dos seus atos. 

A obra original foi publicada na 2ª metade do século XIX. Tornou-se num clássico, um dos contos de Natal mais populares do mundo.

3. Como é que o Pai Natal desce pela Chaminé?

Resumo: Este livro de Mac Barnett e Jon Klassen coloca uma questão pertinente: como é que o Pai Natal desce pela chaminé? A procura da resposta a esta pergunta pode levantar hipóteses engraçadas ou surpreendentes… Este livro garante uma dose generosa de saudáveis gargalhadas, a miúdos e a graúdos.

4. O Senhor Ramo

Resumo: Esta obra de Julia Donaldson pode surpreender muita gente. O Senhor Ramo revela-nos as aventuras de um ramo de pequenas dimensões. Passa de pau de brincar de cão, a galho para o ninho. 

Teme-se o pior quando é apanhado para alimentar o fogo de uma lareira. Surgirá o milagre da salvação ou ficará condenado a aquecer uma família friorenta? Talvez um amigo da quadra natalícia apareça…

5. O Quebra Nozes – Uma História Musical

Resumo: Esta estória permite-nos acompanhar Clara numa aventura memorável, cheia de magia. Neste reconto do bailado clássico de Tchaikovski, irás descobrir mais sobre o que aconteceu na batalha entre o Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos. 

Conhecerás mais sobre a Fada do Açúcar e até poderás viajar ao mundo encantado do Reino dos Doces. Mas não se preocupe: a criança que ler esta obra não ficará com cáries. 

6. 5 Noites Até ao Natal

Resumo: Quem assina esta obra é o famoso apresentador de programas televisivos Jimmy Fallon, conhecido pelo protagonismo em The Tonight Show, programa de televisão norte-americano de grande sucesso.

Este livro explora a excitação e entusiasmo que uma criança sente nos dias que antecedem o Natal. Em 5 Noites Até ao Natal, pode testemunhar-se como se vive no quarto de uma criança que se encontra em contagem decrescente para o momento da abertura dos presentes. 

Este livro pode ser lido a partir do dia 20 de dezembro, gastando um dia da estória por noite…

7. Quem Será o Pai Natal?

Resumo: A responsabilidade do Pai Natal é muita e realizar esta função não é fácil. Além disso, o tempo não perdoa… Surge o momento de substituir o Pai Natal que está cansado e que demonstra as sequelas de lidar com tantos Natais sucessivos. 

Por isso, surge a oportunidade de ser eleito um novo Pai Natal. Muitas pessoas pretendem 

candidatar-se a esta vaga. Um cargo tão emblemático é muito apetecível. No entanto, apesar de haver muito candidatos postos à prova, esta missão só está destinada a alguém muito especial.

8. Como o Grinch roubou o Natal

Esta obra também não deixará ninguém indiferente. O livro O Grinch não gosta do Natal!

deixará todos rendidos ao Natal, até as pessoas que nem gostam nada da quadra natalícia. 

O Grinch detesta o Natal. Não tem espírito natalícia e odeia as tradições desta quadra, nomeadamente as cantorias, o peru assado, os presentes, as luzes, tudo o que faz a felicidade das crianças. 

Por isso, ele cede à tentação de roubar os presentes que estavam dentro das casas da Vila-Quem. Ele decide entrar em todas as habitações sorrateiramente e fazer a desfeita a todas as crianças da vila. 

Contudo, a estória tem um final surpreendente. O Grinch descobre que o verdadeiro espírito de Natal não está nas coisas materiais…

9. O miúdo que passou o Natal a dormir

Resumo: Uma pessoa que adore esta quadra como o Leo tudo fará para que o momento seja perfeito. Para o primeiro Natal que passa sem a mãe ser recordado para sempre, tudo terá de correr na perfeição. 

No entanto, as suas boas intenções acabam por resultar em desgraças e tudo corre mal. As luzes coloridas ficam emaranhadas, a árvore torta e os biscoitos de Natal intragáveis. Farto da circunstância infernal que vive, deseja que tudo desapareça. 

O pior acontece posteriormente. Quando ele acorda, o Natal já tinha passado! Será que Leo ficará sem Natal? Prisha e Ivan são os seus melhores amigos e podem ter algo a dizer nesta estória…

10. O primeiro Natal do Pai Natal

Resumo: O Pai Natal está sempre ocupado a proporcionar uma quadra natalícia memorável a todos. Nessa vida atarefada e cheia de responsabilidades, acaba por se esquecer de si mesmo. Por isso, ele nunca celebra o Natal em sua casa. 

Assim foi por muito tempo até que surgiu o momento em que ele teve oportunidade de celebrar o seu primeiro Natal. Esta estória centra-se na felicidade de fazer as decorações da casa, nomeadamente da árvore. O convívio com os duendes, a reação aos presentes, entre outras atividades que fazem desta quadra um evento tão especial.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE