Extra

OS MARCADORES DA LIGA PORTUGUESA – QUEM VAI VENCER A BOTA DE PRATA

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-05-2022

O campeonato nacional de futebol da primeira divisão portuguesa aproxima-se do final e algumas decisões começam a ganhar forma. Apesar do título ainda não estar oficialmente fechado, parece que já não vai escapar ao FC Porto, que assim sucederá ao Sporting. Os lisboetas ainda podem alcançar o primeiro lugar matematicamente falando, mas a situação é bastante improvável, tendo em conta os 6 pontos de atraso.

PUBLICIDADE

publicidade

No outro extremo da tabela, a situação é mais imprevisível. A três jornadas do final, quatro clubes estão separados por apenas 2 pontos. Destes, dois descerão automaticamente à Liga de Honra, enquanto que o 16º disputará um play-off com o terceiro classificado da segunda divisão. O Belenenses SAD, o Tondela, o Moreirense e o Arouca são os quatro clubes envolvidos nesta luta pela manutenção.

PUBLICIDADE

E, depois, existem outras disputas menos importantes, mas nem por isso irrelevantes, que continuam a animar a Liga de Portugal até ao final e as apostas desportivas em toda a internet. E uma delas é quem é que se vai sagrar no melhor marcador desta edição do campeonato português, levando para casa o troféu que se convencionou chamar de Bota de Prata. É que este é um troféu com um enorme significado simbólico.

DARWIN NUNEZ, A PRÓXIMA VENDA ASTRONÓMICA DO BENFICA

Na verdade, o troféu parece não ir escapar a Darwin Nunez, o atacante uruguaio que chegou esta época ao Benfica, contratado ao Almeria, de Espanha. Com 25 tentos apontados até ao momento, Darwin Nunez tem 7 golos a mais que Mehdi Taremi, que ocupa a segunda posição da lista dos melhores marcadores. O ponta-de-lança iraniano do FC Porto ainda tem 3 jogos para disputar, o que parece ser curto. Mas o futebol é sempre imprevisível.

A grande questão parece ser onde é que vai parar Darwin Nunez. Em apenas uma época de águia ao peito, o uruguaio venceu a desconfiança inicial, de ter sido contratado por uma quantia considerável de 20 milhões de euros a uma equipa que acabava de ser relegada ao segundo escalão espanhol, e tornou-se num dos avançados mais disputados da actualidade. Aliás, promete mesmo ser uma das grandes contratações do próximo mercado de transferências, um valor que será certamente infeccionado pela conquista da Bota de Prata.

Além dos 25 golos já apontados no campeonato, Darwin faturou ainda por 6 vezes na edição da Liga dos Campeões deste ano. Isso inclui os golos ao Barcelona, ao Bayern de Munique e ao Liverpool, três das equipas mais fortes do mundo. E marcou tanto com o pé como com a cabeça, em finalizações mais difíceis e mais complicadas. Um jogador completo, a mostrar-se aos grandes tubarões e a preparar-se para dar o salto, deixando os cofres encarnados certamente bem recheados.

RICARDO HORTA, O MELHOR MARCADOR PORTUGUÊS

O ano anterior, além de ter coroado o regresso do Sporting ao título de campeão português, marcou também um jogador nacional como melhor marcador do campeonato. Nesse caso foi Pedro Gonçalves, conhecido por Pote, avançado sportinguista que havia chegado do Famalicão. Antes dele, é necessário recuar quase 20 anos para encontrar outro avançado português a conquistar semelhante distinção, nesse caso Simão Sabrosa, num ano que dividiu o topo do pódio com Fary.

De facto, o futebol português não tem grande tradição em formar muitos avançados. É certo que o melhor marcador de todos os tempos é português – Cristiano Ronaldo, claro – e vários outros pontas-de-lança de renome tiveram nacionalidade portuguesa, mas não é uma posição tradicionalmente com história. Por isso, é sempre curioso perceber quem é o melhor marcador português da Primeira Liga.

E este ano parece que essa distinção vai para Ricardo Horta, jogador do Sporting de Braga. Para já, o internacional A segue na terceira posição, com 16 tentos facturados, mas Francisco Navarro, ponta-de-lança espanhol do Gil Vicente, segue logo atrás com menos um golo. Veremos se Horta, que já está a ser associado ao Benfica para a próxima época, consegue alcançar ainda o segundo lugar do pódio e ultrapassar Taremi.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE