Carteira

Os 50% de desconto do Pingo Doce já não são o que eram em 2012!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-05-2018

Esqueça tudo o que ouviu dizer sobre empurrões, discussões e outras confusões nas  grandes promoções do Pingo Doce neste Dia do Trabalhador.

PUBLICIDADE

Neste dia 1 de maio, Notícias de Coimbra visitou as lojas da Portela, Celas, Eiras, Baixa e Calhabé para ver como está a decorrer “a promoção dos 50% de desconto”.

Constatamos que é manifestamente exagerado que estejam disponíveis “milhares de produtos a 50% desconto”. Haverá centenas, mas não vimos dois mil ou mais. Publicitários…

Há descontos para quase todos os gostos. Oscilam entre os 25% aos 60%.  Em muitos produtos, incluindo bens essenciais, não é praticado qualquer tipo de desconto ou o dos 50%.

PUBLICIDADE

publicidade

Algumas marcas de detergente, conserva, desodorizante, cerveja, bolacha, vinho, salsicha ou café destacam-se por estarem à venda com um desconto de 50 ou 60%.

Por metade do valor também é possível comprar feijão verde, flores artificiais, perna de frango, alguma pescada, queijo gratinado ou iogurtes.

Em tempo de Queima das Fitas vimos que os estudantes podem comprar algumas Sagres ou Super Bock a metade do preço, mas “as brancas” para o botellon não estão com 50% de desconto. 

Há lojas com maior variedade de promoções que outras. Há descontos em marcas conhecidas e em marcas próprias. É preciso estar atento para ver se os descontos são mesmo grandes.

Um exemplo: Na prateleira da Coca-Cola, vimos apenas uma referência com 50% de desconto. Falamos da garrafa de 1,75l. As de 0,20, 0,33, 1 ou 2 litros não estão disponíveis ou estão marcadas com o “preço normal”, que é “anormal” desde que o Governo decidiu taxar as bebidas açucaradas.

Não foi complicado estacionar na área das 5 lojas. Os parques privados do Pingo Doce de Eiras e Celas estavam quase cheios, mas tinham lugares disponíveis. O silo-auto do Calhabé estava praticamente vazio. Também não foi difícil aparcar em Celas e na Baixa, onde os habituais mendigos e arrumadores desenvolvem a sua actividade neste dia do trabalhador.

A Peixaria da loja da Portela foi a secção onde encontramos mais clientes. Aproveitavam os descontos, mas, tal como no resto das lojas, só algumas variedades “tinham 50%”.

Na hora de pagar, vimos famílias com o carro cheio e outras que transportavam um ou dois produtos. Umas aproveitaram para fazer as “compras do mês”, outras compraram apenas o que lhes fazia falta. Ou saíram desiludidas por não terem encontrado a “pechincha” do ano?

A filas para as caixas não tinham muito mais gente que nos outros dias no ano. 2, 3, 4 pessoas em cada fila, não mais. 

Em pelo menos duas lojas foi (a)notada a falta de moedas, mas nada que não se resolvesse enquanto o freguês seguinte ia colocando as compras no tapete.

Este Festival de Poupanças tem promoções iguais a tantas que vão acontecendo em todas as superfícies das grandes cadeias de distribuição, que, de tão regulares, já se tornaram banais.

Os desacatos verificados  em  2012 ficam para a história do dia em que o Pingo Doce ofereceu 50% desconto a quem fez compras superiores a 100 euros.

No final do périplo pelas 5 lojas, aproveitamos para comprar desodorizantes Nivea, um produto que se torna mais útil sempre que brilha o sol no Dia do Trabalhador.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE