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Os 5 tipos de conteúdo mais procurados no digital
Desde o aparecimento do YouTube, em 2005, que os conteúdos online nunca mais foram os mesmos.
De streamers a vlogers, passando pelos influencers, atualmente ter um canal de conteúdo é um mundo cheio de oportunidades. Com o sistema de monetização, patrocínios, seguidores acérrimos e popularidade, existe um nicho de mercado que dedica exclusivamente o seu tempo a passar do papel para o vídeo todas as suas ideias.
Nesse sentido, este artigo identifica alguns dos tipos de conteúdo mais procurados online, contextualizando-os no seu segmento.
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- Animais
É impossível ficar indiferente a qualquer animal. As pessoas adoram ver animais bonitos, particularmente quando fazem algo fora do comum.
Nesse sentido, a maioria do conteúdo feito com animais é sempre (ou quase sempre) feito na esfera do engraçado, da procura por algum tipo de comportamento diferente ou simplesmente mostrar que os animais têm uma maior capacidade intelectual do que muitas pessoas julgam.
Por outro lado, este tipo de conteúdo também tem um lado educativo e, até mesmo, de alerta quando o tema são espécies em vias de extinção, mostrando habitats, tipos de alimentação, cuidados a ter, etc.
2. Gaming
Os conteúdos gaming são outros dos mais procurados entre as comunidades. São um nicho de mercado abrangente e significam momentos nostálgicos para muitos. Isto porque, os utilizadores procuram material relacionado com os títulos mais recentes e também com clássicos, os videojogos das “velhinhas” Mega Drive ou Super Nintendo.
Nesse sentido, os conteúdos mais procurados são para descobrir dicas de jogo, entender segredos ou caminhos da história, quais os pontos dos mapas são fundamentais para desbloquear recompensas, entre outros.
Por outro lado, também há quem procure informação sobre determinado tipo de jogos ou áreas para aprender sobre.
Por exemplo, uma das áreas que mais cresce em canais é o tema do iGaming. Sendo que, nesse campo quem “reina” é o poker. O português André Coimbra é dos principais criadores de conteúdos, representando a importância de Portugal no gaming online. O jogador, no seu canal, contextualiza a modalidade, falando principalmente da principal variante deste desporto, o Poker Texas Hold’em, com dicas, regras e até estratégias sobre como funciona esta área.
3. Como fazer, guias e tutoriais
Quem é que não adora uma boa ajuda na hora de instalar algo em casa? É verdade, os conteúdos de saber como fazer ou aprender são também dos mais procurados.
Não sendo de uma área específica, são um tipo de conteúdo útil e que, por vezes, ajuda bastante a decidir como comprar algo para casa. Aliás, nem tem de ser algo físico, também pode ser como escrever, pintar, tocar um instrumento musical, etc.
Apesar de ser transversal a muitos setores, os conteúdos “fazer por nós mesmos”, estão relacionados com bricolage e jardinagem, decoração ou cosmética e maquilhagem.
4. Automóveis
A paixão pelas quatro rodas é para muitos algo impossível de deixar de lado. Felizmente, já existem inúmeros canais que reveem ao pormenor o mundo automóvel mostrando o melhor de cada veículo, os pontos em que se destaca e qual a sua performance em estrada.
Este é um tipo de conteúdo muito interativo, com a vantagem de ser possível viajar no tempo e procurar clássicos para conhecer e experimentar.
Além disso, um bom amante de canais de automóveis começou de certeza pelo programa televisivo Top Gear. Logo, sabe perfeitamente que canais e criadores de conteúdo procurar.
5. Tecnologia, gadgets e periféricos
Não podia faltar a tecnologia, certo? Este é um dos maiores segmentos nesta área.
Entre smartphones, computadores, periféricos, a lista de conteúdos é infindável. Existe sempre um canal dedicado a determinado tema. Seja explicativo, reviews ou unboxings, é dos conteúdos mais fáceis de trabalhar, visto à sua especificidade.
Neste campo, Portugal tem várias referências como Nuno Agonia ou Bernardo Almeida, dois dos maiores influencers ao nível de subscritores nos seus canais.
Com efeito, apesar de serem estes cinco os referidos, uma palavra para os conteúdos de moda, lifestyle, cozinha ou exercício físico. Estes dois últimos, face ao contexto pandémico, subiram bastante na procura, por serem conteúdo possível de ser feito em casa.
Por outro lado, esta variedade de criação mostra que existem oportunidades para todos. Mas para a conseguir o trabalho e a persistência são essenciais em áreas, por vezes, tão de nicho e concretas.
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