O navio com bandeira dos Barbados, carregado de vidro, entrou no porto comercial da Figueira da Foz com um rombo na proa e teve de ser estabilizado. O caso aconteceu em dezembro de 2024.
O cargueiro Orko, de 65 mil toneladas, com 93,3 metros de comprimento, transportava vidro e tinha partido de um porto do sul de França com destino à Figueira da Foz e, posteriormente, a Inglaterra.
Na altura, Pedro Cervaens explicou que as operações para normalizar o navio, incluía a reparação do rombo, com recurso a mergulhadores.
Esta manhã, 13 de fevereiro, encontraram o cargueiro “à deriva” no meio do rio. “Ter-se-á desprendido por razões que ainda se estão a apurar”, revela o comandante da Capitania do Porto da Figueira da Foz.
O alerta dava conta de um navio que “se tinha soltado da plataforma onde estava assente para reparação”, indica o comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Quando os meios chegaram ao local, constatou-se que os dois tripulantes que seguiam a bordo do navio, encontravam-se bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tinham fundeado o navio.
Os elementos da Polícia Marítima, em colaboração com os elementos da Autoridade Portuária, procederam ao acompanhamento do navio, por motivos de segurança para a navegação, para o cais comercial do porto da Figueira da Foz.
O alerta foi dado pelas 9:20.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE