Câmaras
Operação Acácia Malvada
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realiza a 10 de outubro na Mata Nacional de Vale de Cana uma ação de irradicação e controlo de plantas exóticas de cariz invasor e de plantação de espécies arbóreas da nossa floresta autóctone.
A Mata Nacional de Vale de Canas é possuidora de elevada biodiversidade e de um património genético considerável, desempenhando uma importante função de conservação e possibilidade de usufruto da natureza. Trata-se de um espaço de elevada qualidade ambiental, com grandes condições para a realização de ações de educação e sensibilização ambiental, além de desporto, recreio e lazer.
PUBLICIDADE
A CMC considera fundamental preservar este espaço, procedendo à irradicação das plantas exóticas de cariz invasor (ex: acácias, háque-picante, espanta-lobos, entre outros) que são nocivas para as plantas indígenas e para os ecossistemas. Como complemento, e de forma a recuperar os ecossistemas locais, é necessário proceder à sua reflorestação com espécies autóctones.
PROGRAMA
10 de Outubro de 2014
9h30 – Receção aos alunos da Escola Básica das Torres do Mondego. Distribuição de material
pedagógico.
9h40 – Sessão de boas vindas: Vereador Carlos Cidade, presidente da Junta de Freguesia das
Torres do Mondego, Paulo Cardoso, representante do Instituto da Conservação da Natureza e
das Florestas.
9h45 – Centro de Interpretação Ambiental: Apresentação da Mata Nacional de Vale de
Canas. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
10h00 – Acácia malvada. Ação de irradicação de plantas exóticas de cariz invasor. Câmara
Municipal de Coimbra, Junta de Freguesia das Torres do Mondego, Instituto da Conservação
da Natureza e das Florestas.
11h00 – Florestar, dar vida à Mata Nacional de Vale de Canas. Plantação de castanheiros, sobreiros, carvalhos, medronheiros, pinheiros-mansos. Câmara Municipal de Coimbra, Junta de Freguesia das Torres do Mondego, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Organização: Câmara Municipal de Coimbra e Junta de Freguesia das Torres do Mondego
Colaboração: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Participação: Escola Básica das Torres do Mondego
A Mata Nacional de Vale de Canas situa-se na estrada de Tovim, em direção à Serra da Aveleira, junto à povoação do Picoto dos Barbados, a 292 m de altitude. Ocupa uma área de 16 hectares e estende-se em direção ao rio Mondego, na margem direita, até à povoação que lhe deu o nome, Vale de Canas, distribuindo-se pelas freguesias de Santo António dos Olivais e Torres do Mondego.
Related Images:
PUBLICIDADE