Vamos

Ópera para todos. Coimbra recebe festival com entrada livre

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 26-02-2025

A primeira edição do Festival de Música Ópera arranca em março em Coimbra, mas estende-se até dezembro, passando por Cantanhede, Condeixa-a-Nova e Lagos, com um programa de 15 concertos de entrada livre, afirmou hoje a organização.

O festival, promovido pela Associação Ritornello, começa com a apresentação de “Don Tabarano”, ópera de Hasse traduzida para português e com direção de Angel Sampedro, a 04 e 05 de março, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, disse a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo do ano, a primeira edição do Festival de Música e Ópera conta com 15 concertos e espetáculos, todos de entrada livre e sempre às 18:00, passando, além de Coimbra, por Conímbriga, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Cernache e Lagos, num evento dinamizado pela Associação Ritornello, que trabalha a ópera e música barroca desde 2013.

PUBLICIDADE

A entrada livre permite “democratizar o acesso a este tipo de música”, além de propostas que, “pela sua diversidade e abrangência musical”, procuram também “alargar aquele que seria o público-alvo”, afirmou à agência Lusa o membro da direção da associação, Jorge Silva, referindo que tanto serão interpretadas obras clássicas consagradas como composições contemporâneas.

O festival, apoiado pela Direção Geral das Artes, é protagonizado por artistas portugueses, dando também palco a “vários jovens músicos”, realçou.

Até dezembro, há várias propostas dentro do programa, como um espetáculo de um quarteto de cordas acompanhado de um artista plástico, intitulado “Pintar a Música”, recitais de violino e violoncelo, um concerto em torno de “As Quatro Estações”, de Vivaldi, ou o “Requiem”, de Mozart.

O festival fecha o ano com um concerto de música barroca, em Cernache (Coimbra), com direção de Clara Dias e António Ramos, onde serão interpretadas obras de Vivaldi, Corelli, Handel e Bach.

Além dos concertos este ano, o festival vai também apresentar, no futuro, programação para 2026, disse Jorge Silva, esperando que seja possível assegurar alguma regularidade do evento.

A programação do festival pode ser consultada em facebook.com/AssociacaoRitornello.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE