Restaurantes
“Onde o Morto Matou o Vivo”. Quando o nome é assustador, mas o sabor é autêntico

Imagem: Facebook
Na pitoresca e encantadora Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, há um restaurante que promete marcar não só pelo nome inusitado, mas também pelos sabores autênticos e pela ligação profunda à tradição local.
Chama-se Onde o Morto Matou o Vivo e, por trás deste nome curioso, esconde-se uma lenda antiga que faz parte da memória coletiva da região.
A história que batiza o espaço conta que, há muitos anos, durante um funeral entre as aldeias da Pena e Covas do Rio, o caixão do falecido resvalou numa encosta e acabou por cair sobre um dos carregadores, causando-lhe a morte. Desde então, o percurso ficou conhecido como “o caminho onde o morto matou o vivo” e foi esse episódio que inspirou o nome do restaurante, de acordo com informações no Posto de Turismo.
PUBLICIDADE
Mas se o nome remete a um acontecimento trágico, o ambiente do restaurante está longe de o ser. Acolhedor, com uma vista deslumbrante para as serranias de São Pedro do Sul, o espaço convida ao convívio, à partilha e, claro, à boa mesa. A missão é clara: preservar e divulgar a rica gastronomia beirã, apostando em pratos de forno a lenha e produtos da região.
A aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul, tem atualmente entre 7 e 13 habitantes e é conhecida por ser uma das mais belas aldeias de xisto portuguesas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE