Vamos

Onde está o Zeca?

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 30-10-2024

O Festival Política, que está a fazer a sua digressão por várias cidades com a “Intervenção” como tema central da programação, culmina de 21 a 23 de novembro em Coimbra como a última data na itinerância 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O Convento São Francisco será o epicentro do Festival Política em Coimbra. A programação, que inclui cinema, música, humor, exposições, conversas e atividades com escolas, totaliza cerca de 15 atividades que irão decorrer entre o Grande Auditório, o Café Concerto, a Sala D. Afonso Henriques e a Black Box do Convento São Francisco. 

No cinema, um dos destaques é a exibição do documentário “Onde Está o Zeca?”, um filme de Tiago Pereira com AbelAndrade (21 de novembro, 21h30). Trata-se de uma coprodução entre A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria e o Festival Política. É um filme dedicado à figura do cantautor ZecanAfonso, mas também à lenda e ao mito que se tornou depois da sua morte, num país que o celebra como símbolo da revolução da liberdade.

Ainda na programação de cinema, destaque para a sessão do Parlamento Europeu, com a exibição de “ASala de Professores” de Ilker Çatak (21 novembro, 19h00), que recentemente recebeu o prémio LUX Audience Award.

No humor, haverá um espetáculoda autoria de Hugo van der Ding. “O que importa é participar” (23 de novembro, 21h30) percorre as participações especiais da História de Portugal que comprovam a importância da participação ainda que, por vezes, não levemos a taça para casa. 

Na programação musical estão agendados concertos de LucasPina (espetáculo de rua junto ao Edifício das Químicas, 21 novembro, 18h00) e LutaLivre (22 novembro, 21h30) em formato especial. De um lado, há a apresentação de um novo valor da música, o cantor são-tomense Lucas Pina que se tornou conhecido do grande público depois da participação no Got Talent Portugal, com Rapazes do Milongo em dupla com Moreno. Do outro lado, temos o conhecido projeto deLuísVaratojo que apresentará a Luta em formato acústico, num espetáculo/tertúlia que dá primazia à palavra e fomenta o diálogo com o público. Nas palavras de Varatojo, “não será um comício, mas antes uma assembleia, onde todos terão direito a pôr a boca no trombone”.

O Política em Coimbra conta ainda com muitas outras novidades de programação, como a estreia do conceito “Beers&Politics” na cidade, com o Café Concerto do Convento São Francisco a acolher uma conversa com João Paulo Batalha sob o mote “Portugal desistiu de combater a corrupção?” (22 novembro, 18h00).

Todos os espetáculos e debates têm interpretação para língua gestual portuguesa e todos os filmes, incluindo os falados em português, estão legendados em português. Entrada gratuita. 

Ainda durante os dias de festival, serão apresentadas as duas propostas de jovens que resultam do concurso de bolsas, promovido em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem por objetivo fomentar e apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes no distrito de Coimbra. 

FestivalPolítica de Coimbra é uma coprodução da Associação Isonomia/Festival Política e do Município de Coimbra/Convento São Francisco, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições e Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal.

FestivalPolítica apresenta-se como o maior evento dedicado aos direitos humanos e cidadania, de entrada gratuita, que decorre em Portugal. No ano passado, o Festival Política totalizou 14 dias de atividades em Lisboa, Braga, Coimbra e Loulé. A programação foi composta por 82 iniciativas, que contaram com mais de cinco mil participantes. Agora em novembro, após Lisboa (Cinema São Jorge em abril), Braga (Centro de Juventude em maio) e Loulé (Cineteatro Louletano em outubro), será a vez de Coimbra receber o Festival Política. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE