Região
Oliveira do Hospital prepara abertura do Parque dos Marmelos
O Município de Oliveira do Hospital está a ultimar a abertura do Parque dos Marmelos, o segundo pulmão verde da cidade, que foi alvo de obras de valorização e recuperação que rondaram os 800 mil euros.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, explicou que a obra está pronta, faltando apenas “alguns ajustamentos ao nível da entrada”.
PUBLICIDADE
“Estamos a preparar a abertura ao público, estruturando uma equipa para fazer a vigilância, manutenção e limpeza do parque. Depois de constituída e definida essa equipa, teremos um momento inaugural, a breve trecho”, apontou.
De acordo com o autarca, a operação de valorização e reabilitação do Parque dos Marmelos permitiu a criação de vários espelhos de água e um espaço para desportos radicais, nomeadamente um ‘skatepark’, numa das entradas.
“Tem vários percursos pedonais e cicláveis, um conjunto de mobiliário urbano muito ajustado a uma condição natural, que quisemos intocada no parque”, descreveu.
A Ribeira de Cavalos foi reabilitada, tendo sido feito o seu desassoreamento.
“São 2,5 hectares de paisagem conservada, para se poder passear, ler livros, fazer atividades ao ar livre, atividades lúdicas e culturais, permitindo também um convívio multigeracional. Tem ainda um pequeno auditório, aproveitando a orografia do parque, para desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais”, acrescentou.
José Francisco Rolo sublinhou que a intervenção mexeu o mínimo possível na estrutura arbórea do parque, “que se mantém, destacando-se os carvalhos e toda a zona ribeirinha”.
“Queremos fazer do parque um parque vivo, onde se possam fazer simultaneamente ‘workshops’ de pintura, declamar poesia ou fazer teatro ao ar livro, ler e desfrutar da paisagem, ou molhar os pés na Ribeira de Cavalos”, evidenciou.
No seu entender, este parque cria uma nova centralidade na cidade, junto ao Agrupamento de Escolas e ao futuro Campus Educativo, que já está em construção.
“É um investimento forte na entrada norte da cidade, apostando numa dimensão de cidade verde e ambientalmente sustentável. Tínhamos o objetivo de reforçar os corredores verdes da cidade e a concretização do Parque dos Marmelos é o cumprimento desse compromisso de reforçar a estrutura verde e a estrutura ecológica da cidade”, concluiu.
A operação de valorização e reabilitação do Parque dos Marmelos foi financiada através do Programa Operacional Centro 2020.
Related Images:
PUBLICIDADE