Primeira Página
Oliveira do Hospital: Praias fluviais de Alvoco das Várzeas e Avô voltam a ter Bandeira Azul

As praias fluviais de Alvoco das Várzeas e de Avô, no Município de Oliveira do Hospital, vão hastear novamente a bandeira azul na época balnear 2020, divulgou hoje o município, onde há mais duas praias com o galardão: São Gião e São Sebastião da Feira.
A “paradisíaca praia de Alvoco das Várzeas, no rio Alvoco, vai assim ostentar a bandeira azul pelo sétimo ano consecutivo, mantendo também o galardão de Praia Acessível, Praia para Todos” refere o comunicado da autarquia enviado ao Notícias de Coimbra, recordando que “em 2018, esta praia foi também distinguida, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, como “Praia Qualidade de Ouro”.
PUBLICIDADE
Trata-se de uma distinção atribuída pela Quercus, que reconhece as praias que ao longo de cinco anos consecutivos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
A “pitoresca praia fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva na ilha do Picoto, recebe a bandeira azul pelo segundo consecutivo, continuando a ostentar também o galardão de “Praia Acessível, Praia para todos”.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, citado no comunicado, refere que “Oliveira do Hospital é um concelho que tem vindo a ganhar cada vez mais atratividade turística, sublinhando que é também um destino seguro onde a grandeza da paisagem serrana, os rios de montanha, o património histórico, a gastronomia beirã e a hospitalidade das suas gentes, não deixam ninguém indiferente”.
José Carlos Alexandrino frisa ainda que “é um orgulho ter estas praias a cumprir, ano após ano, com um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes”.
No Município de Oliveira do Hospital, estão ainda classificadas as praias fluviais de São Gião e São Sebastião da Feira.
Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.
Já o galardão “Praia Acessível, Praia para todos”, resulta da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal e distingue as praias que reúnem condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.