Região
Oliveira do Hospital: Estudantes em ação ambiental em Alvoco das Várzeas
Um grupo de jovens estudantes da EPTOLIVA desenvolveu ontem uma ação de sensibilização ambiental que permitiu a retirada de lixo do areal da Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, em Oliveira do Hospital.
A ação, intitulada “Os Suspeitos do Costume”, decorreu no âmbito do Programa de Atividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul do Município de Oliveira do Hospital, com o apoio da EPTOLIVA, e levou à Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas alunos da turma de MIMA – Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel.
PUBLICIDADE
Com o objetivo de sensibilizar a população estudantil e os banhistas para as questões da preservação ambiental, o grupo de alunos desenvolveu uma ação de limpeza do areal da praia fluvial e da zona de lazer envolvente, contabilizando os resíduos encontrados em maior quantidade, os tais “suspeitos do costume”, tendo sido recolhido do espaço maioritariamente beatas.
Alunos e banhistas foram sensibilizados para a correta deposição e recolha dos resíduos, bem como para o facto de o lixo marinho ter origem em atividades terrestres, consequência de comportamentos humanos, com destaque para o papel dos rios enquanto principal ponte de ligação entre a terra e o mar.
Os “Suspeitos do Costume” é uma ação de sensibilização ambiental da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, com o objetivo de limpar e monitorizar os detritos existentes nas praias e promover a reflexão sobre as origens dos mesmos e o real impacto e efeito no meio ambiente.
A atividade pretende chamar a atenção para o problema do lixo marinho, identificando quais os materiais mais abundantes nas praias e, eventualmente, qual ou quais as proveniências dos detritos.
O concelho de Oliveira do Hospital tem quatro praias fluviais, banhadas pelos rios Alva e Alvoco, e reconhecidas pela qualidade da água e dos espaços que oferecem aos veraneantes.
A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas é reconhecida, pelo nono ano consecutivo, com a Bandeira Azul, galardão da Associação Bandeira Azul da Europa e a Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos, distinção do Instituto Nacional para a Reabilitação. Ostenta também, desde 2017, a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus.
As praias fluviais de Avô, São Sebastião da Feira e São Gião ostentam a Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos.
A época balnear nas praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital iniciou no dia 1 de julho, com cerimónias de hastear das bandeiras, e decorre até 31 de agosto.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE