Bares
Olhó Cubo Mágico! Quer tentar em 6,97 segundos?
Oliveira de Azeméis vai receber de 30 de agosto a 01 de setembro um torneio internacional de Cubo Mágico e, após uma edição em 2023 com cerca de 100 participantes, a organização quer acolher este ano 200 concorrentes.
“Queremos duplicar o número de competidores e já contamos com a inscrição de 135, oriundos de 16 nacionalidades”, revelou Pedro Azevedo à agência Lusa, enquanto promotor do Portugal Championship 2024 de Cubo Mágico e um dos fundadores da recém-criada Associação Portuguesa de Speedcubing.
PUBLICIDADE
O evento vai decorrer no Pavilhão Municipal António Costeira e está registado na World Cube Association, que, regulando a modalidade a nível internacional, define as regras das várias provas previstas na competição portuguesa: umas para avaliar quem é mais rápido a regularizar as cores dos cubos – sejam os de quatro teclas por lado (2×2), os de nove teclas por face (a versão clássica 3×3, mais conhecida do público), os de 16 teclas (4×4) ou os ‘skewb’ (com teclas oblíquas) – e outras para verificar quem o faz melhor com os olhos vendados ou com menos movimentos.
Para Pedro Azevedo, que tem como recorde oficial a resolução de um cubo clássico em 6,97 segundos, o evento em causa tem a vantagem de permitir o convívio entre praticantes de vários contextos sociais e culturais, “independentemente da sua idade e da velocidade a que resolvem este tipo de puzzle”.
O fundador da prova garante que o torneio de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, “será a maior competição de cubo mágico alguma vez organizada em Portugal” e vai reunir alguns dos melhores praticantes do ‘ranking’ oficial nacional – inclusive alguns dos 11 ‘cubers’ que, de 25 a 28 de julho, vão participar em Pamplona no Campeonato Europeu de Speedcubing.
“No campeonato de Oliveira de Azeméis também está inscrito o quarto melhor classificado do mundo em cubo 2×2, com uma média de 1,09 segundos”, realçou Pedro Azevedo.
No ano em que se assinalam cinco décadas sobre a invenção do Cubo Mágico, também designado “Cubo de Rubik” em homenagem ao seu criador, o arquiteto húngaro Ernö Rubik, o objetivo desse jovem de 22 anos é aumentar o interesse do grande público por um desafio físico e intelectual que está ao alcance de qualquer praticante empenhado.
“Para se ser rápido, só é preciso dedicação e prática”, disse Pedro Azevedo, assegurando que “resolver um cubo mágico não é algo que exija talento especial – com empenho, qualquer pessoa dedicada consegue fazê-lo em menos de 20 segundos”.
Related Images:
PUBLICIDADE