Justiça
“Olá pai, olá mãe” com sotaque brasileiro: Um negócio de família!
Um homem de nacionalidade brasileira com o apoio da mulher e da filha geriu durante vários meses uma verdadeira central telefónica dedicada a burlas.
Com um complexo sistema informático, conseguiu operar 1568 cartões telefónicos SIM em simultâneo, dedicando-se a burlas de vários tipos.
“As vítimas recebiam mensagens SMS, em aplicações como o WhatsApp ou através das redes sociais, com propostas fraudulentas”, escreve o Correio da Manhã.
Além da burla ‘olá pai, olá mãe’, em que as vítimas são convencidas a enviar dinheiro para falsos pedidos de ajuda feitos por familiares, a PJ registou denúncias com outro tipo de propostas criminosas. “Todas sempre em ambiente digital”.
A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria apercebeu-se da ação do grupo criminoso em janeiro deste ano, após ter recebido a queixa de uma vítima no piquete daquele departamento. Na altura, o queixoso reportou a perda de 500 euros. A investigação rapidamente conseguiu juntar mais sete processos ao inquérito inicial.
O suspeito de 38 anos detido pela PJ de Leiria foi presente a tribunal na terça-feira. Devido à greve dos funcionários judiciais, o interrogatório transitou para as 14:30 desta quarta-feira.
Related Images:
PUBLICIDADE