Oito universidades portuguesas estão a organizar o Congresso Internacional “Mário Soares: uma Vida entre Séculos”, que se irá realizar nos dias 9 e 10 de outubro de 2025 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Este congresso integra as comemorações do centenário do nascimento do antigo primeiro-ministro, Presidente da República e fundador do PS, tendo sido lançada uma chamada de trabalhos (“call for papers”) a académicos de todo o mundo para que proponham intervenções que analisem, debatam e reflitam sobre o seu percurso intelectual e político.
As universidades organizadoras são o Iscte, a Universidade do Porto, a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Universidade Aberta, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e a Universidade de Évora. Entre investigadores nacionais e estrangeiros que têm estudado a obra e o percurso político e intelectual do antigo Presidente da República, e os períodos históricos em que a sua atuação foi mais marcante, o congresso contará com conferencistas como os historiadores José Pacheco Pereira, Irene Pimentel, Luís Reis Torgal ou Maria Inácia Rezola.
PUBLICIDADE
“O congresso será um encontro académico para proporcionar um debate aberto sobre as principais dimensões da vida pública de Mário Soares”, afirma Álvaro Garrido, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e coordenador da comissão organizadora do congresso. “É uma iniciativa científica, de natureza interdisciplinar, que pretende reunir os principais especialistas que estudam o pensamento e a ação de Mário Soares e debater com eles novas perspectivas sobre a sua visão do mundo e das relações externas, da vida política e das instituições, das políticas sociais e da cidadania, do ambiente, da educação e da cultura”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE