Vamos

Oficina Municipal de Teatro volta a receber programação para o público infantil

Notícias de Coimbra | 42 minutos atrás em 22-04-2025

No próximo dia 3 de maio, às 17:00, a Oficina Municipal do Teatro (OMT) volta a receber programação para públicos infantis, com um espetáculo para famílias a partir dos seis anos de idade. 

“Um Submarino em Marte” é uma criação da Imaginar do Gigante e chega à OMT através da plataforma de criação e programação descentralizada Descampado. 

Este espetáculo de dança e teatro de objetos da companhia de Ovar propõe-se a criar um imaginário que conduz a plateia como se estivesse dentro de um submarino a realizar uma viagem entre o passado e o futuro para descobrir as consequências do turismo selvagem.

PUBLICIDADE

Sendo uma atividade económica fundamental para a maior parte das regiões do nosso país, o turismo é cada vez mais uma área saturada por fenómenos massificados, produzindo um rasto de lixo que contamina todo os lugares e que também já levou grandes complexos turísticos a serem construídos em lugares e áreas ambientais únicas e supostamente protegidas.

“Um Submarino em Marte” é a proposta da Imaginar do Gigante para conversar sobre que tipo de turismo queremos para o nosso país e que pretende consciencializar, sem lições de moral, para a sua responsabilidade das pessoas neste planeta.

A ilustração, o cinema de animação e o 3D são aqui utilizados para potencializar as formas expressivas a partir da tecnologia. Com uma estética que o coloca algures entre o Pop Up e o jogo digital, “Um Submarino em Marte” apresenta um espaço cénico sobre o qual são projetadas transparências, vídeos e gráficos animados, com os quais o elenco interage.

A Imaginar do Gigante leva a cena, deste modo, um espetáculo plasticamente rico e que, por um lado, é divertido para os mais novos e, por outro lado, não infantiliza o tema que pretende discutir e permite que pais, tios, avós e outros acompanhantes possam também fruir desta experiência.

Depois do espetáculo, às 18:00, a oficina para famílias “Missão Fractal: A cor no Infinito do Espaço!”, também dada pela Imaginar do Gigante, vai levar espectadores de “Um Submarino em Marte” até à Sala de Ensaios da OMT.

Este workshop tem duração de cerca de uma hora e vai explorar os mistérios dos fractais – formas que aparecem em grandes estruturas como nebulosas, galáxias e planetas, mas também em escalas muito mais diminutas. Através dos fractais, Elsa Martinho – do Serviço Educativo da Imaginar do Gigante e com formação em biologia e geologia – vai levar os pequenos astronautas presentes a descobrir o infinito dentro da arte, aprendendo como detalhes mínimos se repetem até ao desconhecido.

As inscrições para a oficina estão abertas até ao dia 29 de abril. Cada inscrição tem um custo de 5€, é válida para uma criança e o seu acompanhante e deve ser feita através do formulário disponível em tinyurl.com/OficinaIdG onde também podem ser consultadas mais informações sobre a oficina.

Bilhetes para o espetáculo já disponíveis na OMT, postos Ticketline ou em tinyurl.com/USMOMT

Está também disponível um pack por um valor especial de 17€ que inclui bilhetes para o espetáculo e inscrição oficina válidos para uma criança e um acompanhante. A aquisição deste pack deve ser feita através dos contactos do Teatrão: 239 714 013 (rede fixa nacional), 912 511 302 (rede móvel nacional) ou info@oteatrao.com

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE