Coimbra
Obras do Metrobus condicionam trânsito na Baixa de Coimbra. Conheça as alternativas para evitar filas (com vídeos)
As obras do Metrobus vão condicionar o trânsito na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, na Baixa de Coimbra. Os trabalhos começaram esta terça-feira, com a instalação da sinalização na via, prevendo-se que as alterações na circulação do trânsito comecem amanhã, quarta-feira.
Os trabalhos, incluídos na construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, a cargo da Infraestruturas de Portugal, vão decorrer no troço entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Mercado Municipal. Os condicionalismos no trânsito são os habituais a qualquer cenário de obra e têm como finalidade garantir que a obra possa decorrer em segurança.
PUBLICIDADE
De acordo com a Metro Mondego, os trabalhos devem prolongar-se até maio de 2023. Como se trata de uma zona de grande movimento e afluência, a Câmara Municipal de Coimbra recomenda o uso de vias alternativas e a circulação em volta da cidade, de forma a não atravessar este troço do centro urbano. Este foi, aliás, um dos apelos deixados esta segunda-feira pela vereadora Ana Bastos aos munícipes, durante a reunião do executivo, para que usem as circulares em torno da cidade ao invés de atravessarem o centro.
Ana Bastos explicou que quanto mais automobilistas responderem a este apelo menores serão os constrangimentos ao nível do trânsito, sobretudo para quem utiliza os autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para se dirigir para os seus locais de trabalho ou com outros fins.
A vereadora apelou, ainda, para que quem o possa fazer opte pelos transportes públicos. A quem não tem alternativas ao uso do transporte próprio, sugeriu que instale a plataforma Waze, que disponibiliza, em tempo real, informações sobre incidentes e perturbações na circulação do tráfego nas ruas de Coimbra.
A empreitada na zona da Rua Olímpio Nicolau Fernandes vai concretizar-se em quatro fases sequenciais. Para minimizar os transtornos, os trabalhos vão decorrer na via direita ascendente, com a implementação de circulação alternada com recurso a semáforos e desvio de trânsito, com a exceção dos autocarros dos SMTUC, dos veículos para acesso local e, naturalmente, para veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos e de emergência.
De acordo com a Metro Mondego, nesta primeira fase o desvio de trânsito vai ser feito através da Rua da Manutenção Militar, Rua de Saragoça e Rua de Aveiro, podendo o acesso local ser assegurado através da Rua de Montarroio e Rua Pedro Rocha, sendo para o efeito a circulação pela Rua de Montarroio alterada para sentido descendente. O desvio de veículos pesados vai decorrer pela Rua da Manutenção Militar, Rua de Saragoça e Rua de Aveiro.
De forma a garantir a segurança, vão ser também criadas alternativas para a circulação pedonal, devidamente identificadas no local e permanentemente monitorizadas durante a intervenção, por parte da PSP e da Polícia Municipal, no sentido de dotá-las das melhores condições de circulação e segurança.
Estes condicionalismos devem durar até maio de 2023 e resultam, como explica a Metro Mondego, da intervenção da empresa municipal Águas de Coimbra em toda a extensão da rua, com o objetivo de remodelar as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
Veja os vídeos dos diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE