O queijo pode ser uma parte de uma dieta saudável e balanceada, no entanto, certos tipos podem aumentar o risco de diabetes tipo 2.
Um estudo, envolvendo adultos suecos, descobriu que a alta ingestão de leite e queijo não fermentados pode aumentar a condição crônica.
Os pesquisadores analisaram dados de ingestão de laticínios de 26.461 indivíduos suecos que participaram do Malmö Diet and Cancer Study (MDCS) entre 1991 e 1996 e foram acompanhados até 31 de dezembro de 2020.
PUBLICIDADE
Os produtos lácteos analisados no estudo incluíram leite não fermentado, leite fermentado (iogurte e leite azedo), queijo, creme e manteiga
Cerca de 17% dos participantes do estudo desenvolveram diabetes tipo 2 durante o período médio de acompanhamento de 24 anos.
A análise revelou que o alto consumo de leite e queijo não fermentados pode aumentar significativamente o risco de desenvolver diabetes.
Em contraste, o alto consumo de leite fermentado, creme e manteiga foi associado a uma redução significativa do risco de diabetes.
PUBLICIDADE