Portugal
O que terá provocado o naufrágio que tirou a vida a pescadores amigos na Nazaré?
Imagem: Facebook: Lino Pereira (uma das vítimas mortais do naufrágio)
Terá sido um cabo que se enrolou na hélice e que avariou o motor da embarcação onde seguiam quatro homens.
Dois deles perderam a vida no mar, na terça-feira, 19 de dezembro. Os sobreviventes conseguiram nadar até à costa e foram resgatados na praia do Salgado, na Nazaré.
De acordo com o Correio da Manhã, “as vítimas mortais são Lino Pereira, de 72 anos, residente na Marinha Grande, e João Fernandes, procurador do Ministério Público jubilado, de 67 anos, residente em Leiria”.
O septuagenário “era um pescador experiente e muito conhecido, sendo descrito por amigos como ‘o grande mestre da marina da Nazaré'”, acrescenta.
“A embarcação é de um dos sobreviventes, Joaquim Santos, de 69 anos, proprietário de um café, restaurante e residencial em Maceira, Leiria. O outro sobrevivente é Isidoro Gonçalves, de 35 anos, dono de uma sucateira em Maceira, residente em S. Mamede, Batalha”, refere o jornal.
O barco tinha sido adquirido há pouco tempo por Joaquim Santos e esta seria a primeira saída para um destino mais distante da costa. Os quatro homens são amigos e era habitual saírem juntos para a pesca.
A embarcação estava a ser usada na pesca de cherne. Saiu do porto da Nazaré por volta das 4:00 de segunda-feira (18 de dezembro), com destino a Peniche.
Os dois pescadores que sobreviveram foram encontrados “com ferimentos ligeiros e com sinais de hipotermia”. Entretanto, já tiveram alta hospitalar.
Os outros dois desapareceram no mar e foram encontrados duas horas após o início das buscas.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, um dos corpos estava junto à praia da Nazaré e o outro foi visto por uma embarcação de recreio e recolhido pelos tripulantes da Estação Salva-Vidas da Nazaré.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE