Vamos

O que não deve perder este fim de semana em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 22-11-2024

Se gosta de Sarrabulho, este fim de semana tem de viajar até à freguesia de Murtede.

O 7.º Festival do Sarrabulho à Bairrada arranca sexta-feira, 22 de novembro, às 19:00 no pavilhão do Centro Desportivo e Cultural de Murtede. Na primeira noite, a animação está a cargo da Eletrik Band.

PUBLICIDADE

No sábado, o festival abre portas ao jantar cabendo a Rodolfo Figueiredo a animação do segundo dia. Para domingo, é possível saborear este prato tradicional à hora de almoço, com a Banda Led e o grupo de dança Feel the Dance Studio a atuarem no recinto que encerra portas às 16:00.

Refira-se que o festival tem como objetivo reviver uma antiga e apreciada tradição: a matança do porco, que, a meados do século XX, juntava familiares, amigos e vizinhos num verdadeiro ritual de trabalho e convívio.

Após o abate, iniciava-se a limpeza do animal, um processo realizado com grande cuidado e quase de forma cerimonial. Um dos momentos mais aguardados era a refeição de Sarrabulho da Matança, preparada com o sangue do porco e oferecida a todos os que colaboravam nas tarefas.

A 3.ª edição do encontro cultural “Gente da Nossa Terra” prossegue este fim de semana em Cantanhede com uma conferência e um concerto-tertúlia.

No sábado, o auditório do Centro Paroquial de S. Pedro em Cantanhede acolhe a Conferência “Canção Popular: influências e transformações na música tradicional”.

PUBLICIDADE

publicidade

A partir das 15:00, e com entrada livre, vão participar Paulo Melo, Manuel Rocha, António Gabriel e Tânia Gabriel.

O concerto-tertúlia de domingo decorre às 17:00 de domingo no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro. Intitulado “Concertinas: a inspiração de Taboeira”, estarão presentes no palco Artur Fernandes, Amadeu Magalhães, Dulce Cruz, Nadine Santos e Licínia Piedade.

A última atividade está marcada para segunda-feira, 25 de novembro, com o espetáculo “25 Abril Antes e Depois: músicas e vivências no concelho de Cantanhede”.

A partir das 21:00, o Salão Paroquial de Vilamar irá revisitar alguns dos temas musicais mais emblemáticos e alusivos ao contexto de 25 de abril de 1974, intercalando-os com a apresentação de vários vídeos de testemunhos de munícipes do concelho de Cantanhede que recordarão algumas vivências quotidianas nos períodos antes, durante e após a revolução dos cravos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE